Caiado dialoga sobre financiamento estudantil e inovação em SC

O governador Ronaldo Caiado participou de intercâmbio de experiências com foco em programas de assistência financeira para ensino superior e estratégias de inovação em Criciúma (SC), nesta segunda-feira (06/10).

Ele esteve na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde detalhou o modelo do programa Universitário do Bem (Probem), que já destinou R$ 675 milhões em bolsas estudantis, e conheceu o programa Universidade Gratuita, que vai custear mensalidades para 70 mil estudantes catarinenses até 2026.

Caiado foi recebido pela secretária de Estado da Educação de Santa Catarina e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. No encontro, o governador apresentou os investimentos para estruturar o ProBem e expressou que a prioridade é potencializar o futuro dos estudantes. A iniciativa goiana já atendeu 49,3 mil universitários residentes em 239 municípios goianos, com bolsas em 117 cursos de graduação.

Para Caiado, um dos pontos diferenciais do modelo catarinense é a proposta comunitária caracterizada pela contrapartida social exigida pela Universidade Gratuita, em que os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação para cada mês que estudarem com o apoio do Programa.

Caiado dialoga sobre financiamento estudantil e inovação em SC
Na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), ogovernador detalhou o modelo do Probem, que já destinou R$ 675 milhões em bolsas estudantis, e conheceu o programa Universidade Gratuita, que vai custear mensalidades para 70 mil estudantes catarinenses até 2026 (Fotos: Adalberto Ruchelle)

“Um trabalho maravilhoso, tudo isso podendo ser feito com a iniciativa que congrega o governo e a sociedade”, enalteceu o chefe do Executivo goiano.

As Clínicas Integradas nos cursos da área de saúde da Unesc também foram ponto de diálogo. Caiado conheceu as instalações e prospectou a estratégia para a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O serviço é integrado à graduação, oferece atendimento a pacientes e reforça o compromisso com a comunidade.

“Eles encampam aqui algo que fornece qualificação e oportunidade para o jovem sair, além da parte teórica, com aquilo que foi o que eu sempre debati: o conhecimento de como atuar na sua especialidade”, disse Caiado.

“O governador de Goiás nos traz uma referência importante na área de Educação. Goiás é o número um do Brasil no Ideb e tem uma paixão especial pela Educação. Apresentar a ele o programa Universidade Gratuita, que é um case de sucesso de Santa Catarina para o Brasil, também foi algo que nos deu bastante significado”, afirmou a secretária da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Polo de Inovação

Antes da visita educacional, Caiado conheceu as instalações do Centro de Inovação Criciúma (Crio), instalado no ano passado para impulsionar o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Sul de Santa Catarina. Durante a visita, ele enfatizou a competência goiana na área, detalhando as estratégias para elevar o desenvolvimento tecnológico e promover a transformação digital, com ênfase em Inteligência Artificial.

“Nós temos que participar e cada vez mais fazer essas parcerias para ir avançando”, afirmou com foco em futuras parcerias.

Goiás é pioneiro no Centro-Oeste, enfatizou Caiado, ao citar o Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Hub Goiás). Primeiro da região, o centro já apoiou a criação e a aceleração de 160 startups e se tornou referência em inteligência de dados aplicada à inovação. Além disso, o Estado lançou recentemente o programa de incubação de startups Epicentro de Inteligência Artificial.

Caiado dialoga sobre financiamento estudantil e inovação em SC
Compromissos no município catarinense incluíram ainda passagem pelo 9° Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina (Fotos: Adalberto Ruchelle)

“Temos um avanço grande na nossa área do Centro de Excelência e Inteligência Artificial e eles desenvolveram uma parte aqui de data center com um preço bem mais cômodo”, enfatizou.

Os investimentos na área são estruturados desde 2019, com a criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), que é ligado à UFG. O Ceia é referência em IA para a América Latina e abriga o primeiro Centro de Competências em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais do Brasil.

Os compromissos no município catarinense incluíram ainda uma passagem pelo 9° Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina.

O post Caiado dialoga sobre assistência financeira ao ensino superior em Santa Catarina apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora