SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os candidatos que participaram das provas objetivas do CNU (Concurso Nacional Unificado) 2025 no último domingo (5) podem recorrer das questões a partir desta terça-feira (7). O prazo termina na quarta (8).
O recurso deve ser apresentado no site da CNU ou da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que é a organizadora do concurso, na área do candidato, e deverá ser individual. É preciso fundamentar a discordância, com argumentos claros e consistentes, conforme prevê o edital da seleção.
A pessoa não poderá se identificar nos campos do formulário destinados às razões de seu recurso, sob pena de ter o pedido negado.
A contestação deve ser feita com base nas questões da prova objetiva, cujos gabaritos preliminares foram divulgados nesta segunda (6).
A análise com os resultados dos recursos apresentados pelos candidatos será divulgada junto com a nota final da prova objetiva, em 12 de novembro. Nesta mesma data, também sairá a lista com os habilitados para a próxima etapa do concurso, que farão as provas discursivas em 7 de dezembro.
Não serão aceitos recursos fora do prazo, diferente do formato previsto no edital ou enviado por fax, email, Correios ou entregue de forma presencial.
A segunda edição do CNU contou com 761,5 mil inscritos para 3.652 vagas em 32 órgãos públicos. A abstenção foi de 42,8%, menos do que a registrada no ano passado, que ficou em 54%.
COMO RECORRER DAS PROVAS DO CNU
– Acesse a área do candidato no site da CNU ou da FGV
– Faça login com seu CPF e senha do portal Gov.br
– Acesse a área para interposição de recursos e clique para confirmar que leu as regras e está ciente do que ocorrerá se houver descumprimento das normas
– Clique na questão que deseja contestar
– Apresente seus argumentos; eles devem ser claros e objetivos
VEJA AS REGRAS ESTABELECIDAS PARA O RECURSO:
– A pessoa candidata não poderá se identificar
– A argumentação deve ser feita sem nenhum desrespeito ou xingamentos
– Não serão aceitos recursos enviados por outros meios (fax, email, Correios ou entregues presencialmente)
– Não serão aceitos documentos adicionais anexados após o prazo
O resultado será divulgado na área do candidato, no dia 12 de novembro, mesmo dia no qual será disponibilizada a imagem do cartão de respostas.
Importante ressaltar que, após a análise dos recursos apresentados contra o gabarito preliminar da prova objetiva, a Fundação Getúlio Vargas poderá manter o gabarito, alterá-lo ou então anular a questão. Os pontos serão atribuídos a todos os candidatos afetados, mesmo aos que não tenham entrado com recurso.