SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Shopee inaugurou nesta segunda-feira (6) seu 14º centro de distribuição no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). O espaço, que funcionará no modelo “cross-docking” (sistema em que os produtos são recebidos, separados e enviados rapidamente ao destino final, sem necessidade de armazenagem), conta com o maior “sorter” (equipamento de triagem automatizada) da empresa no país, com capacidade para processar cerca de 3,8 milhões de pedidos por dia.

A unidade deve gerar mais de 4.000 empregos diretos e indiretos, segundo a companhia. O investimento faz parte da estratégia de expansão logística da Shopee no Brasil, num momento em que o comércio eletrônico se prepara para o aumento de demanda típico da Black Friday e do Natal.

Rafael Flores, head de Expansão da Shopee, disse que o novo centro deve aumentar a agilidade. A empresa não informou o valor investido na nova estrutura.

A Shopee passa a ter 14 centros de distribuição no Brasil. Desses, 12 operam no modelo cross-docking e dois no formato “fulfillment” (em que a empresa também armazena os produtos dos vendedores, cuida da separação e do envio dos pedidos diretamente ao consumidor).

A empresa tem também mais de 150 hubs logísticos (pequenos centros regionais que funcionam como pontos de coleta e distribuição). Eles fazem a ponte entre os vendedores e os consumidores nas etapas iniciais (primeira milha) e finais (última milha) do processo de entrega.

Nos últimos anos, a empresa tem priorizado o encurtamento dos prazos de entrega, em resposta à concorrência crescente no setor. Segundo dados da Shopee, o tempo médio de envio de pedidos foi reduzido em dois dias no segundo trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Na região metropolitana de São Paulo, cerca de um quarto das encomendas passou a ser entregue até o dia seguinte, e 40% em até dois dias. A empresa também expandiu a modalidade de entrega rápida para mais de 75 cidades nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No primeiro semestre, a Shopee anunciou uma rota aérea entre São Paulo e Manaus, com o objetivo de reduzir em até 60% o tempo de entrega na região Norte.

No país desde 2020, a Shopee afirma contar com mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados, responsáveis por cerca de 90% das transações na plataforma. A empresa emprega atualmente cerca de 25 mil pessoas no Brasil, entre os escritórios na capital paulista e as operações logísticas.

Criada em 2015 em Singapura, a Shopee pertence à Sea Limited, grupo que também controla a desenvolvedora de jogos Garena e a fintech Monee. A holding é listada na Bolsa de Nova York.