SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A draga Galileo Galilei, usada no alargamento da praia Central em Balneário Camboriú, chegou na sexta-feira (3) a Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, para a obra de dragagem do canal de acesso ao Complexo Portuário da baía de Babitonga.

No dia anterior foi assinada a autorização para início da obra, com investimento previsto de R$ 324 milhões.

A dragagem será realizada pela empresa belga Jan De Nul, também responsável pelo alargamento em Camboriú, além de serviços em portos como o de Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR) e Antonina (PR).

A draga, um navio de sucção e autotransporte, tem 167 metros de comprimento, 36 de largura, 18 mil m³ de capacidade da cisterna, velocidade de deslocamento de 13 nós e potência instalada de 22.600 kW. A tripulação é de até 32 pessoas e a profundidade máxima é de 86 metros.

A dragagem vai beneficiar as atividades portuárias em Itapoá e São Francisco do Sul, permitindo que navios maiores atraquem na região.

A dragagem do canal externo aumentará a profundidade de 14 metros para 16 metros. Com isso, o Complexo Portuário da Babitonga poderá receber navios de 366 metros de comprimento com carga máxima, estabelecendo um novo patamar de operação logística.

Hoje há condições para receber navios com até 336 metros de comprimento, com capacidade para até 10 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a obra, a capacidade deve aumentar para 16 mil TEUs.

A maior parte do investimento (R$ 300 milhões) está sendo bancada pelo porto Itapoá, que é um terminal privado com foco em movimentação de cargas em contêineres. O porto de São Francisco do Sul, maior terminal de Santa Catarina, e ligado ao governo estadual, vai custear o restante (R$ 24 milhões).

Segundo a Prefeitura de Itapoá, o projeto é o primeiro no Brasil a usar o sedimento dragado para aumentar a largura e recuperar uma praia. A areia retirada será usada para ampliar a faixa de areia da costa da cidade.

“O objetivo é garantir o crescimento e a segurança das operações marítimas e, com a engorda da praia, fomentar o desenvolvimento balneário e turístico da cidade”, diz comunicado da prefeitura, parceira do projeto.

De acordo com o porto de São Francisco do Sul, a dragagem deve ser concluída no segundo semestre de 2026.