Goiás vai lançar protocolo e linha de cuidado para o câncer de mama

O Governo de Goiás lança, na segunda-feira (6/10), às 8h30, em Goiânia, o Protocolo e Linha de Cuidado do Câncer de Mama, iniciativa que integra o Programa Goiás Todo Rosa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

O novo protocolo tem como objetivo organizar e qualificar a rede de atenção oncológica, garantindo diagnóstico precoce, tratamento ágil e redução da mortalidade entre mulheres goianas.

A ação soma-se ao fortalecimento do programa após a assinatura de termo de cooperação com o Instituto Natura, realizada em setembro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A parceria garante apoio técnico e estratégico para ampliar o alcance do Goiás Todo Rosa em todas as regiões do estado. O secretário da Saúde, Rasível Santos, destaca que a medida representa um salto de qualidade no cuidado às mulheres.

“Com o protocolo e a linha de cuidado, Goiás passa a ter uma rede estruturada, que acompanha a paciente desde a prevenção até o tratamento especializado. É um avanço que une ciência, gestão eficiente e compromisso com a vida das mulheres goianas”, afirma.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as brasileiras, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e há mais de 22 anos a detecção precoce e o cuidado com a saúde das mamas é uma das causas apoiadas pelo Instituto Natura e Avon.

“Acreditamos na cooperação para criar uma aliança a favor do diagnóstico precoce para todas as mulheres e isso só é possível por meio de colaboração multissetorial, com uma visão estratégica integral de longo prazo em que conscientização e qualificação da oferta caminhem juntos. O acordo com o governo de Goiás é mais um passo importante para isso e estamos contentes em colaborar com a nossa experiência no assunto”, diz Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas de Cuidado com a Saúde das Mamas do Instituto Natura.

Cenário do câncer

O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos anuais de 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em Goiás, no mesmo período foram contabilizados 3.397 casos no estado, sendo 1.594 em 2023, 1.270 em 2024 e 533 em 2025, este último ainda com dados preliminares.

Nos dados de mortalidade, 1.717 mulheres perderam a vida em Goiás em decorrência da doença: 640 em 2023, 625 em 2024 e 452 em 2025 (dados preliminares).

Estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Pesquisas apontam que o rastreamento com mamografia periódica pode reduzir a mortalidade em até 45%, reforçando a necessidade de ampliar o acesso e a adesão ao exame como estratégia essencial de saúde pública.

Avanços do Goiás Todo Rosa

Criado em 2023 a partir de convênio entre a SES-GO e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Goiás Todo Rosa foi o primeiro programa estadual a disponibilizar no SUS o painel genético para cânceres de mama e ovário hereditários. Até agosto de 2025, foram realizados 571 exames genéticos, com 81 casos positivos identificados, permitindo estratégias personalizadas de prevenção e tratamento.

Outros resultados:

  • Capacitação de 800 profissionais da rede estadual, em todas as macrorregiões;
  • 25 videoaulas disponibilizadas em plataforma digital para educação permanente;
  • Ações de sensibilização para aumentar a adesão às mamografias preventivas.

Serviço:

Lançamento do Protocolo e Linha de Cuidado do Câncer de Mama em Goiás
Local: Hotel Transamerica – Rua T-51, 3 – St. Marista, Órion Business – Goiânia
Data: 6 de outubro
Horário: 8h30

O post Goiás terá protocolo e linha de cuidado para o câncer de mama apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora