SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Já se perguntou como o Bita, personagem de “Munddo Bita” que canta músicas como a famosa “Fazendinha”, foi criado? O dono de circo com bigodes ruivos surgiu da imaginação do músico pernambucano Chaps Melo que, ao buscar um personagem para decorar o quarto de sua primeira filha, Anabel, acabou imaginando aquela figura.

Um ano após a criação, em 2011, Chaps se juntou a três sócios, todos pais recentes, e juntos fundaram a empresa Mr. Plott, com o objetivo de criar conteúdo educativo para crianças, como seus filhos. “Então, eu apresentei aquele personagem que tinha sido criado lá no quartinho da Bebel e disse: talvez a gente possa criar histórias e ampliar o mundo dele”, conta.

E foi assim que começou a nascer o universo, primeiro por meio de histórias para livros digitais com o nome de “Circo Mágico do Bita” para depois chegar às músicas.

O criador afirma que ele e sua equipe se descobriram grandes “fazedores de música infantil”. “A forma com que a gente aborda a nossa música com a criançada, sem menosprezar a capacidade delas, é muito importante”.

O processo de criação das canções começou tendo como base o dia a dia dos filhos dos sócios. “No começo, a gente usava nossas próprias crianças para que fossem esse tipo de laboratório, para tentar entender um pouco o universo delas”, diz. A partir disso, começaram a pensar em temas que poderiam ajudar na educação dos pequenos.

Hoje em dia, o canal de “Mundo Bita” no YouTube soma mais de 14 milhões de inscritos e conta com mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, o que acaba fazendo com que muitos dos novos temas surjam do contato com esses espectadores. “A gente vai criando conteúdo junto com o público também, falando dos temas que a galera pede, que a galera precisa que sejam falados”.

Brincar é um dos pilares de “Mundo Bita”, segundo Chaps. O projeto, diz ele, reforça a ideia de que a criança deve, sim, ser criança: “A infância é uma fase muito importante. É a fase em que a gente pode experimentar muitas coisas, deixar o nosso lado criativo fluir. É a fase em que a gente vai aprendendo a lidar com tudo.”

Para esse Dia das Crianças, o “Mundo Bita” lança o videoclipe “Hoje É Dia de Museu”. A ideia é incentivar que as pessoas frequentem esses espaços culturais e aprendam mais sobre o mundo a partir das obras ali expostas.

Com mais de 200 músicas criadas, Chaps contou quais são suas três favoritas. A “Fazendinha”, é claro, não ficou de fora. Ele completa a lista com “A Diferença que nos Une”, que fala de temas como deficiência, e “O Trem das Estações”, a primeira parceria com Milton Nascimento, que abriu portas para colaborações com outros grandes artistas, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.