SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Taylor Swift se inspirou em “Hamlet”, uma das peças mais famosas de William Shakespeare, para escrever a primeira faixa de seu novo álbum, “The Life of a Showgirl”.

Em “The Fate of Ophelia”, a cantora cita Ophelia, uma das personagens femininas mais importantes e trágicas da literatura ocidental. Em “Hamlet”, Ophelia é uma nobre da corte dinamarquesa por quem o príncipe Hamlet é apaixonado.

Retratada como gentil e obediente, ela é presa às vontades do pai e do irmão, impedida de tomar suas próprias escolhas. De certa forma, ela simboliza a opressão feminina em ambientes dominado por homens. Na trama, Ophelia tem um colapso mental que expõe a corrupção e o caos da corte.

Em entrevista ao programa Hits Radio Breakfast, Taylor disse que tem uma fixação por personagens de Shakespeare e que não suporta vê-los encontrar um fim trágico.

Fazendo referência a sua própria música “Love Story”, ela já disse que não aceita o fim triste de “Romeo e Julieta” e, por isso, criou um final feliz em sua música.

“O refrão diz algo como, ‘me tirou da minha sepultura e salvou meu coração do destino de Ofélia’. Então é uma canção de amor”, disse Swift sobre “The Fate of Ophelia”.