SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Centro Cultural São Paulo, o CCSP, organiza de 7 a 12 de outubro o primeiro Festival de Cultura Popular. Ao longo da semana, o evento traz ao local mais de 50 atrações gratuitas que reúnem música, exposições, teatro, cinema e oficinas.

O conceito do festival é de José Mauro Gnaspini, diretor do CCSP, e tem curadoria do artista Julio Dojcsar. A ideia da programação é unir expressões tradicionais e linguagens contemporâneas.

“Queremos valorizar a cultura que nasce do chão, da oralidade, da memória, da resistência e que segue pulsando nas periferias, nos terreiros e nas praças”, afirma José Mauro.

A abertura está marcada para terça-feira (7), às 16h, com a inauguração de três exposições. “Entra na Roda: Capoeira em Diálogo” reúne registros e objetos ligados à capoeira para explicar a dimensão cultural e de resistência da dança. “Cantos da Terra: Ancestralidade” se debruça sobre rituais, cantos e práticas de heranças africanas e indígenas, enquanto “Da Gente como a Gente É”, mostra xilogravuras nordestinas do acervo da instituição.

Às 17h, será exibido o webdocumentário “Da Nebulosa ao Brilho”, que acompanha a trajetória das Pastoras do Rosário, um grupo musical de mulheres negras da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo. Em seguida, será exibido o longa “O Pagador de Promessas” (1962), clássico de Anselmo Duarte.

Na quarta-feira (8), o festival traz debates sobre papel da cultura popular na formação da identidade, às 16h, e sobre festas populares, às 18h. O palco da sala Adoniran Barbosa recebe a Orquestra de Violeiros de Guarulhos, às 19h, seguida do cantor de MPB e violeiro Xangai, às 20h. Para quem curte cinema, acontece exibição de “O Amuleto de Ogum”, às 20h. O filme conta a história de um jovem nordestino que sofria com a violência urbana e recebe um amuleto de proteção do orixá.

A quinta-feira (9) é dedicada às linguagens urbanas. Às 17h30, há uma conversa entre o cantor de Siba, da banda Mestre Ambrósio, uma das principais expoentes do Manguebeat, e Lirinha, que integrou o grupo Cordel do Fogo Encantado até 2010. Às 20h, a área de convivência recebe uma batalha de rima entre MCs e repentistas.

Na sexta-feira (10), a partir das 16h, um encontro de maracatus reúne grupos da Cia Caracaxá, Baque Livre e Baque do Monte. Às 18h, uma mesa na sala Paulo Emílio discute o papel da batida africana na música popular brasileira, com a participação de Djs. Às 20h, Mestre Ambrósio se apresenta na sala Adoniran Barbosa.

As atividades de sábado (11) começam às 11h, com teatro infantil na Praça das Bibliotecas. Às 13h, o espaço será tomado por um grande encontro de capoeira. E a noite reserva o destaque da programação, o show de Tom Zé, às 19h, que celebra os seus 89 anos na sala Adoniran Barbosa.

O último dia, domingo (12), tem início às 10h com o encontro de congadas, que percorrerá diferentes áreas do CCSP. Às 11h, as quadrilhas juninas Parafusos e Raio da Silibrina, vindas de Sergipe, se apresentam na avenida Paulista e, às 15h, na sala Adoniran Barbosa.

1º FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO PAULO

Quando Ter. (7) a dom. (12), com horários variados

Onde Centro Cultural São Paulo – r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região sul

Preço Grátis