SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A top brasileira Gisele Bündchen, 45, publicou um carrossel de imagens para homenagear a primatologista Jane Goodall, que morreu nesta quarta-feira (1º), aos 91 anos.

“Que privilégio foi ter conhecido uma mulher tão extraordinária. A paixão de Jane Goodall pelos animais, pelo nosso planeta e por viver com tanto amor foi verdadeiramente inspiradora”, disse a modelo em sua postagem no Instagram.

“Ela tocou incontáveis vidas com sua sabedoria e bondade e fará muita falta, mas sua luz e seu legado brilharão para sempre. Obrigada, Jane, por mudar o mundo”, emendou Gisele.

O anúncio da morte foi feito pelo instituto que carrega seu nome. Segundo a entidade, a britânica faleceu de causas naturais enquanto dormia em Los Angeles, na Califórnia. Ela estava nos Estados Unidos para participar de uma série de palestras.

Goodall talvez tenha sido o último grande exemplo de um fenômeno que praticamente desapareceu no mundo moderno: o de autodidatas capazes de revolucionar a ciência e a compreensão da humanidade sobre si mesma.

Trabalhando em Gombe, na Tanzânia, a partir de 1960, Goodall conseguiu revelar ao mundo a enorme proximidade cognitiva e comportamental entre chimpanzés e seres humanos.