SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Robbie Williams, 51, revelou pela primeira vez que convive com a síndrome de Tourette. Em participação no podcast I’m ADHD! No You’re Not (Eu sou TDAH! Você não é! em tradução livre), o britânico descreveu a condição como “intrusiva” e disse que ainda busca estratégias para lidar com os sintomas no dia a dia.

Segundo o cantor, a manifestação mais constante são pensamentos insistentes. “Acabei de perceber que tenho síndrome de Tourette, mas ela não desaparece. São pensamentos intrusivos… Eles simplesmente não vão embora”, afirmou.

Williams disse manter uma relação tensa com os shows. “As pessoas perguntam se estou animado com a nova turnê. Não exatamente. Estou apavorado”, contou. Ele explicou também que, mesmo diante de plateias lotadas, não consegue se distrair com o afeto do público.

A postura confiante no palco, admite, é uma máscara. “Pareço corajoso, pomposo, presunçoso, mas na verdade me sinto o oposto disso o tempo todo.”

Na entrevista, ele também comentou que realizou testes para descobrir se tem autismo, mas recebeu diagnóstico negativo.

A síndrome de Tourette é um transtorno neurológico caracterizado por tiques motores e vocais. Não tem cura, mas há terapias e medicamentos que ajudam a reduzir os sintomas. A condição acomete outros artistas como a cantora Billie Eilish.