Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região central das Filipinas na manhã desta terça-feira (30), interrompendo um desfile de gala que fazia parte do cronograma do concurso Miss Asia Pacific International 2025, em Cebu. O tremor gerou pânico entre as participantes e a plateia.

Duas brasileiras, Isabela Fernandes, 28, de Minas Gerais, e Anna Gomes, 36, de Mato Grosso, estão entre as 30 candidatas. De acordo com a organização do evento e a equipe de uma das misses, as duas, apesar do susto, passam bem, assim como as outras participantes. Não há relatos de feridos até o momento.

Vídeos do evento mostram o momento em que as luzes no palco balançam e parte do público se levanta apressadamente. Algumas candidatas interromperam o desfile e buscaram refúgio nos bastidores. A Miss Brasil, Isabela Fernandes, estava no palco no momento do tremor e precisou de ajuda para descer.

Jennifer Lubianca, preparadora de misses e membro da equipe de Anna Gomes, relatou o susto. “Eu estava na fila do hotel das misses, fazendo check-in, quando o chão começou a tremer em Cebu. Perguntei para a recepcionista se isso era normal e ela ficou sem resposta, até que começaram a cair tudo, a despencar lustre. Todo mundo começou a correr. Parecia cena de filme”, disse ela.

Em nota oficial, a organização do Miss Asia Pacific International afirmou que “tomou medidas imediatas para garantir o bem-estar de nossas candidatas e funcionários, e continuamos comprometidos com sua segurança e cuidado contínuos”.

De acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (PHIVOLCS), o epicentro do terremoto foi registrado próximo à cidade de Bogo. O órgão chegou a emitir um alerta de tsunami para as áreas costeiras de Cebu, Leyte e Biliran, mas a advertência foi suspensa horas depois. Equipes de resgate locais estão avaliando possíveis danos estruturais em edifícios, mas ainda não há confirmação de vítimas fatais.

Isabela Fernandes, natural de Belo Horizonte, é modelo e designer de moda. Ela representa o Brasil no concurso. Já Anna Gomes, natural de Vera (MT), é modelo, empresária e mãe solo. Ela compete como Miss Reino Unido, país onde vive há mais de 15 anos.

A final do Miss Asia Pacific International 2025 está agendada para 8 de outubro. O Brasil já venceu o concurso uma vez, em 2017, com a catarinense Francielly Ouriques.