
A queda dos principais índices de criminalidade em Goiás, registrada de forma contínua desde 2019, foi destacada nesta quarta-feira (1º/10) pelo ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel.
“Como se mede violência no mundo hoje? Através do número de homicídios […]. E Goiás foi o estado com a maior queda”, declarou o especialista durante o evento Follow The Money, promovido pelo Brazil Journal em São Paulo.
Queda da criminalidade em Goiás
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de homicídios em Goiás no ano passado foi de 18,8 por 100 mil habitantes, abaixo da nacional (20,8). Em 2018, era 39,3. Já dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) mostram que, em relação a 2018:
- índice de roubos a transeuntes caiu 92%;
- roubos de veículos (-95%);
- roubo a comércio (-92%);
- roubo a residências (-85%);
- roubos de carga (-98%);
- latrocínios (-95%). Além disso, não houve nenhum registro do chamado “novo cangaço” no período.
Goiás registra queda superior a 90% em índices criminais
Palestrante e autor dos best sellers Elite da Tropa e Elite da Tropa II, Pimentel mediou o painel A experiência dos Estados, que teve como participantes os governadores Ronaldo Caiado e Romeu Zema (Minas Gerais).
Durante a fala de abertura, o ex-policial afirmou que os números de Goiás “despertam a curiosidade dos brasileiros”, já que a população em geral não tem mais a mesma percepção de segurança sentida pelos goianos.
“Os principais indicadores em Goiás foram reduzidos: homicídios, roubos de veículos, latrocínios… Mas muito melhor do que a redução desses indicadores, é você pegar um táxi no aeroporto de Goiânia e ouvir do taxista: ‘Isso aqui tá muito melhor’. O nome disso é percepção”, contou Pimentel sobre uma visita recente à capital.
Governabilidade
Questionado pelo mediador sobre o papel de um governante para avanços na segurança, Caiado falou que é preciso “estatura moral e coragem” para enfrentar o problema de frente. O chefe do Executivo goiano fez um breve relato das mudanças que vem promovendo, como a autonomia das polícias e o controle das penitenciárias.
“É com regras firmes, o Estado não pode se ajoelhar para o crime. Só assim a população volta a acreditar que vai ter um Estado com cidadania e dignidade”, enfatizou.
O governador afirmou ainda que a segurança pública foi o tema prioritário desde o primeiro dia de governo, e que as melhorias obtidas influenciaram positivamente setores como educação, transparência e economia.
“É aquilo: ‘ou bandido muda de profissão, ou muda do Estado’. Não tem concessão. E se eu tenho 88% de aprovação, o mais bem avaliado, é porque a segurança pública me deu essa condição. Em Goiás, existe lei e governabilidade”, afirmou.
Follow The Money
O evento, realizado no Teatro B32, reuniu empresários e trouxe à pauta, além da segurança pública, os prejuízos causados pelos players informais na economia brasileira.
Após mencionar os impactos positivos da segurança pública para o ambiente de negócios, Caiado destacou que a atração de novos investidores é essencial para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, assegurando que a intenção de sua gestão é garantir “tranquilidade para viver e ter investimentos no Estado”.
O post Queda da criminalidade em Goiás é reconhecida por especialista em segurança pública apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora