SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Totvs, uma das maiores fornecedoras de sistemas de gestão empresarial no Brasil, está preocupada com a possibilidade de algumas empresas não conseguirem concluir suas vendas a partir de janeiro, quando começa a ser implementada a reforma tributária.
A companhia foi uma das escolhidas para testar o novo portal da reforma desenvolvido pelo governo e adaptou seus produtos às novas exigências. Agora, busca mobilizar os clientes para que deixem todos os seus sistemas atualizados e testados nos próximos dois meses.
“Se todo mundo deixar para fazer no final do ano, isso pode virar um problema”, afirma Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da Totvs, em entrevista à reportagem.
“Tivemos aumento de equipe em todas as nossas estruturas, de produtos, suporte e serviços. Reprogramamos férias, tem esquema de plantão. Contamos com uma rede de distribuidores e canais homologados. Mas o volume [de atendimento em dezembro] pode ser muito grande. Por isso, temos nos antecipado e feito esse corpo-a-corpo bem intenso.”
O corpo-a-corpo ao qual ele se refere é o envio mensal de cartas às empresas que utilizam seus produtos avisando que, a partir de 5 de janeiro de 2026, aqueles que não conseguirem emitir documentos fiscais com as informações dos novos tributos terão suas notas rejeitadas e ficarão impedidos de faturar.
Na visão da empresa, é necessário que todos estejam com os sistemas de gestão prontos e com suas notas fiscais testadas no máximo até o final de novembro, o que daria uma folga de pelo menos um mês para corrigir eventuais problemas. Caso contrário, muitas empresas também vão precisar cancelar suas férias coletivas de fim de ano, afirma Sartorio. Até o momento, menos de 50% dos clientes fizeram todas as atualizações de software já disponibilizadas.
Ele diz que as empresas que participaram da fase de testes já deram o “ok” para o governo em relação ao portal da reforma, que traz funções como apuração pré-assistida e calculadora de tributos.
Agora, todos os contribuintes precisam utilizar o ambiente de teste (homologação) de notas fiscais para verificar se já consegue emitir o documento indicando o valor dos novos tributos. Não haverá cobrança em 2026, mas a informação é necessária para cálculo da alíquota cobrada a partir de 2027.
“A gente fez o teste e garante que a ferramenta está apta. Neste momento, nossos clientes estão atualizando seu sistema e fazendo os testes no portal do governo.”
Alguns tipos de nota já podem ser testados, como a de serviços. Em setembro, também foram disponibilizados novos tipos de documento fiscal eletrônico, com o formato para passagens aéreas e contas de água e energia elétrica -neste último caso, o boleto ou fatura passará a ser uma nota fiscal eletrônica a partir de 2026.
Segundo ele, o governo está muito preparado e adiantado, e não há sinal de que haverá adiamentos. “O nosso alerta é para que as empresas se preparem até 30/11, para ter um mês de tempo hábil para, se tiver qualquer surpresa, haja tempo de reação”, afirma.
“Tudo que o governo estipulou, ele cumpriu. Não existem pendências. O ambiente de homologação está disponível. Neste momento, a bola não está com o governo, está com os contribuintes.”
A Totvs dividiu a jornada de transição da reforma tributária em etapas. A primeira, na qual a empresa tem investido bastante esforço e tempo, é ajudar os clientes a entenderem a reforma. Os softwares para instalação local e os sistemas em nuvens seguem sendo atualizados à medida em que o governo vai divulgando novos parâmetros.
Sartorio diz que alguns clientes podem fazer sozinhos a adaptação do seu ERP, o software que integra e automatiza os processos da empresa, incluindo finanças, recursos humanos, vendas, logística e compras). Mas muitos necessitam do apoio do desenvolvedor para fazer esse processo.
Ele afirma que a reforma trará simplificação e redução de custos após o período de transição, que termina em dezembro de 2032, mas que, “antes de melhorar, vai piorar”. Ou seja, o custo para fazer a gestão de tributos irá aumentar nesse período.
O primeiro impacto será no ano que vem, o período de teste para as empresas. “Esse é o primeiro grande obstáculo em que estamos ajudando os clientes, calcular o CBS e IBS com as alíquotas fixas definidas para 2026 e garantir que os documentos fiscais e eletrônicos estejam preparados para, quando entrar em produção em 5 de janeiro, tudo funcionar”, afirma. “A partir do ano que vem, se você não estiver preparado, não vai conseguir faturar.”