SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A USP (Universidade de São Paulo) perdeu o posto de melhor universidade da América Latina e do Caribe, de acordo com o 15° ranking QS (Quacquarelli Symonds) 2026, divulgado nesta quarta-feira (1º).

Após dois anos consecutivos na liderança, a instituição paulista caiu para a segunda posição, sendo superada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que agora reassume o posto de primeiro lugar.

Apesar da perda da liderança da USP, o Brasil manteve presença entre as dez melhores colocadas do ranking. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparece na terceira posição, enquanto a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) na quinta colocação, mesmas colocações do levantamento anterior.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) subiu e agora aparece na sexta colocação, duas posições à frente em relação ao ranking 2025.

Segundo o relatório da QS, responsável pelo levantamento, o Brasil continua sendo o país mais representado no ranking, com 130 universidades, quase o dobro do número apresentado por México e Colômbia, que contam com 67 instituições cada.

O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, afirma que o alto número de instituições brasileiras no ranking mostra o desempenho e a produtividade em pesquisa das universidades brasileiras, além da “força motriz na definição do futuro do ensino superior em toda a região”.

“Nos últimos anos, o sistema de ensino superior do Brasil fez avanços importantes em inclusão, acesso e reforma de políticas, enquanto enfrentava desafios persistentes em taxas de conclusão e qualidade”, explica Sowter.

Além disso, as universidades brasileiras também se destacam em outros critérios do ranking. No critério de reputação acadêmica, o país conta com três universidades (USP, Unicamp e UFRJ) entre as dez melhores nesse indicador.

No critério de pesquisa, o país conta com cinco universidades entre as dez melhores da região em Rede Internacional de Pesquisa e Citações Por Artigo (CPP). No caso de Artigos Por Docente (PPF), o Brasil conta sete instituições entre as dez melhores.

Além disso, a USP segue como uma das principais instituições de pesquisa da América Latina, liderando critérios, como o de Artigos Por Docente (PPF) e o de Rede Internacional de Pesquisa (IRN), que avaliam respectivamente a produtividade acadêmica individual e a capacidade de colaboração.

Para Ben Sowter, da QS, a busca do fortalecimento da colaboração internacional e doméstica com iniciativas, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), explica o bom posicionamento do Brasil neste indicador.

“Ao vincular a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul, o Capes posiciona o Brasil para aprimorar a formação de pós-graduação, atrair talentos e fortalecer seu papel na produção global de conhecimento”, afirma Sowter.

No entanto, segundo o ranking, o Brasil está entre os 16 países da região que registraram queda de posição de suas instituições.

Das universidades brasileiras listadas, 41% (39) caíram de posição, 29% (28) subiram e 30% (29) permaneceram estáveis em relação ao último levantamento. Apesar disso, o recuo do Brasil foi o menor entre os 16 países que registraram queda, com uma variação de -11%.

A 15ª edição do ranking QS América Latina e Caribe conta com critérios de formação dos docentes e da publicação científica, além de outros, como pesquisa e reputação como empregador.

*

DEZ MELHORES UNIVERSIDADES DO RANKING QS AMÉRICA LATINA E CARIBE

Classificação 2026 – Classificação 2025 – Instituição – País

1 – 2 – Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) – Chile

2 – 1 – USP (Universidade de São Paulo) – Brasil

3 – 3 – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil

4 – 4 – Tecnológico de Monterrey – México

5 – 5 – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil

6 – 8 – Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil

6 – 6 – Universidade do Chile – Chile

8 – 8 – Universidade dos Andes – Colômbia

9 – 9 – Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) – México

10 – 10 – Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina

UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ENTRE AS DEZ MELHORES EM ARTIGOS POR DOCENTE

Classificação no Indicador – Instituição

1 – USP (Universidade de São Paulo)

2 – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

3 – UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

4 – Unesp (Universidade Estadual Paulista)

7 – UFV (Universidade Federal de Viçosa)

8 – Universidade Federal de Lavras

10 – PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ENTRE AS DEZ MELHORES EM REDE INTERNACIONAL DE PESQUISA

Classificação no Indicador – Instituição

1 – USP (Universidade de São Paulo)

3 – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

5 – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

6 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

10 – Unesp (Universidade Estadual Paulista)

UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ENTRE AS DEZ MELHORES EM CITAÇÕES POR ARTIGO

Classificação no Indicador – Instituição

1 – Centro Universitário de Araraquara

5 – Universidade Católica Dom Bosco

6 – Universidade Veiga de Almeida

8 – Universidade Tiradentes

10 – Universidade de Passo Fundo