Aparelho de tomografia_Braz da Silva_Imed

No período de oito meses, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou 204.340 exames laboratoriais – média de mais de 25,5 mil por mês –, número 36% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram feitos 150.688 exames, com média mensal de 18,8 mil.

Os exames laboratoriais têm papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde, garantindo atendimento mais preciso.

Entre os mais solicitados no pronto-socorro e nas internações está o hemograma, que avalia o estado geral de saúde, com média de 4 mil pedidos por mês. As análises de creatinina e ureia, cerca de 3 mil por mês, são indispensáveis para avaliar a função renal e o metabolismo.

Também fazem parte da rotina análises complementares, como proteínas totais e frações, glicemia, amilase, fosfatase alcalina, Gama GT, tipagem sanguínea, urocultura, testes rápidos, fósforo, cálcio total, magnésio e enzimas cardíacas.

Em média, 3 mil pacientes são atendidos mensalmente, incluindo casos de urgência, emergência e internação.

Tecnologia e precisão no Hospital Estadual de Formosa

Com equipamentos importados da Alemanha e funcionamento 24 horas, o setor de tomografia conta com equipe multidisciplinar especializada, contribuindo para a detecção precoce e o acompanhamento de diversas doenças, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras localidades. De janeiro a agosto, foram realizados 14.336 procedimentos.

A relevância do serviço é reconhecida pelos pacientes, como Tatiana Macedo, que expressou gratidão pelo atendimento: “Vim ao hospital para fazer uma tomografia e nunca fui tão bem atendida como aqui. Fui recebida por pessoas gentis, sorridentes. Só tenho gratidão”, destacou.

O post Hospital Estadual de Formosa registra aumento de 36% nos exames laboratoriais apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora