SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Sinclair, uma das principais donas de estações de TV afiliadas à ABC, anunciou nesta sexta-feira que voltará a transmitir o programa Jimmy Kimmel Live!. Empresa que comanda dezenas de canais locais nos Estados Unidos, a Sinclair vinha cancelando a exibição do talk show desde seu retorno ao ar, na terça-feira.
A suspensão foi feita inicialmente no dia 17 pela Sinclair e pela Nexstar, outra grande dona de canais nos Estados Unidos e que segue sem exibir o programa. A atração foi tirada do ar após Kimmel comentar o assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk durante seu programa.
“Nosso objetivo ao longo deste processo foi garantir que a programação permaneça precisa e envolvente para o maior público possível”, disse a Sinclair em um comunicado nesta sexta. “Levamos a sério nossa responsabilidade como emissoras locais de fornecer uma programação que atenda aos interesses de nossas comunidades, ao mesmo tempo em que honramos nossas obrigações de transmitir programação em rede nacional.”
A decisão representa uma reviravolta. Na semana passada, a Sinclair afirmou que não traria de volta o programa a menos que Kimmel se desculpasse com a família de e fizesse uma contribuição para a Turning Point USA, a organização conservadora fundada pelo apoiador de Donald Trump.
Kimmel disse em seu programa que “a turma do Maga [movimento Make America Great Again] está desesperada para caracterizar esse garoto que matou Charlie Kirk como qualquer coisa que não seja um deles e fazendo de tudo para tirar proveito político disso”.
“Entre uma acusação e outra, também houve luto”, acrescentou. No dia do assassinato, ele fez uma publicação em seu Instagram, em que condenou o ataque e desejou o bem da família de Kirk.