SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Moradores de Sydney, na Austrália, estão enfrentando noites mal dormidas por causa de um som enigmático que ecoa principalmente na região de Rydalmere, um bairro de perfil residencial localizado próximo a áreas industriais.
O barulho, descrito pela ABC Radio Sydney como semelhante ao de um drone em funcionamento, chega a ser ouvido até em Ermington, a três quilômetros de distância. “Acordo às duas ou três da manhã e não consigo voltar a dormir. É insuportável”, relatou um morador ao jornal 9News. Para outros, a situação se repete em diferentes horários, dia e noite, transformando a rotina em um desafio.
Diante das inúmeras reclamações, a EPA (Autoridade de Proteção Ambiental) iniciou uma investigação para rastrear a origem do ruído. As primeiras hipóteses levantadas apontavam para obras de túneis na região ou drones da polícia, mas ambas foram descartadas.
A atenção agora está voltada para a área industrial de Camellia, onde empresas foram notificadas e submetidas a inspeções. Até o momento, nenhuma delas assumiu responsabilidade ou identificou falhas que expliquem o som.
Para esclarecer o mistério, equipamentos de monitoramento foram instalados em pontos estratégicos e auditorias em instalações industriais estão sendo consideradas. “Se identificarmos que a causa disso poderia ter sido evitada, então temos poderes legais para punir [os responsáveis]”, afirmou um porta-voz da EPA.
Enquanto isso, os moradores seguem à espera de uma solução, já que, para muitos, tampões de ouvido não aliviam a perturbação e a insônia já se tornou rotina. Multas milionárias podem ser aplicadas caso empresas sejam responsabilizadas, mas até lá, o barulho segue como um enigma sonoro que insiste em roubar o sono da comunidade.