SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) – A Latam inaugurou nesta sexta-feira (26) seu novo hangar de manutenção de aeronaves em São Carlos (a 232 quilômetros de São Paulo), com investimento de R$ 40 milhões e voltado a atender de forma completa um novo modelo de aeronave.

Maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul, o Latam MRO surgiu em 2001 criado pela então TAM, presidida por Rolim Adolfo Amaro (1942-2001), e fez parte de um processo de transformação da região paulista num polo aeronáutico, que inclui a Embraer, em Gaviã o Peixoto, e um curso de engenharia aeronáutica na USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.

O novo hangar é especializado nas manutenções completas de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, que hoje são feitas fora do país. É o maior investimento da aérea no MRO (Maintenance, Repair and Overhaul; manutenção, reparo e revisão) nos últimos dez anos.

A construção, segundo a Latam, permitirá internalizar mais serviços na unidade de São Carlos, reduzindo custos e dando mais flexibilidade e pontualidade na volta dos aviões para voos.

O hangar também fará pintura de aeronaves de grande porte e manutenção preventiva de até três Airbus A320 de forma simultânea.

O Boeing 787 Dreamliner tem capacidade para até 300 passageiros na configuração da Latam, que no fim de 2024 tinha 37 unidades do modelo, com previsão de chegar a 52 até 2030.

O investimento no hangar, segundo a Latam, resultou na geração de 300 novos empregos em vagas como mecânicos aeronáuticos, planejadores, engenheiros, compradores, almoxarifes e auxiliares.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que participou da inauguração, disse que a inauguração confirma o desenvolvimento da Latam, numa história iniciada quando governava São Paulo, em 2001.

“O comandante Rolim me procurou, aumentamos a pista de 1.400 m para mais de 1.700 m, infelizmente ele morreu pouco tempo depois, mas a TAM, e depois a Latam, seguiram tudo”, disse.

O centro de manutenção tem 2.000 funcionários e é responsável por cerca de 60% das manutenções programadas da Latam.

REPAROS PROLONGADOS

O MRO recebe os aviões para revisões de longo prazo, não para as manutenções do dia a dia, feitas nos próprios aeroportos.

Além das aeronaves Boeing 787 Dreamliner, o MRO é capacitado para atender aeronaves Airbus (como o A320, o A330 e o A350), outras da família Boeing (767), Embraer e ATR 42/72, além de também receber a aeronave presidencial Airbus A319CJ. O centro abriga, ainda, uma escola de mecânicos.

A demanda fez com que o local fosse transformado em aeroporto internacional em 2017 para atender não só a Latam, mas também outras companhias aéreas clientes da empresa.

O primeiro pouso de uma aeronave proveniente do exterior ocorreu em março de 2019, quando um Airbus A319 partiu do Equador e, ao contrário do que ocorria até então, foi direto para o interior paulista, sem precisar fazer paradas em outros aeroportos internacionais do Brasil.

Até então, um avião que vinha de outro país para manutenção precisava passar antes por outro aeroporto brasileiro para, só então, voar para São Carlos. Com a mudança, o processo, que levava até dois dias, foi reduzido para meio dia.

O total de horas de voo tem peso na definição do prazo de permanência da aeronave no hangar —de 7 a 40 dias, normalmente. No local, são feitas análises de motores, de sistemas de comando, de reversores e os técnicos desmontam o que for necessário para diagnósticos mais detalhados. As análises seguem o manual do fabricante.

Seu parque industrial tem 95 mil metros quadrados e 22 oficinas e há seis anos o hangar usa drones para inspecionar aeronaves, método que, conforme a companhia, tornou a inspeção 12 vezes mais eficiente do que a tradicional.

O equipamento coleta de 1.600 a 2.000 fotos detalhadas da fuselagem e usa inteligência artificial para identificar possíveis danos.

Foi no hangar são-carlense também que 90 aviões da Latam passaram por mudanças na identidade visual a partir de 2018, com novas poltronas, piso e a instalação de entradas USB.

SEM PASSAGEIROS

Município com população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 266 mil habitantes, São Carlos, embora receba com frequência os aviões de passageiros, não tem voos regulares desde 2007, quando a extinta OceanAir oferecia rotas para São Paulo e Brasília.

O aeroporto tem pista de 1.720 m x 45 m. Como comparação, a pista principal do aeroporto de Congonhas, na capital, mede 1.883 m x 45 m, de acordo com a Aena, concessionária do terminal.