Da Redação
Neste sábado (27), às 15h, moradores do Distrito Federal e de diversas cidades do Centro-Oeste receberão, pela primeira vez, mensagens sonoras e visuais de teste da Defesa Civil em seus celulares. A ação faz parte da fase final de implantação do Defesa Civil Alerta (DCA), sistema nacional de avisos sobre riscos de desastres naturais considerados de grande perigo.
O que vai acontecer
O teste será feito em Brasília, nas regiões administrativas do DF e em municípios de Goiás (Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás), Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas) e Mato Grosso (Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco).
Quem estiver conectado a redes móveis 4G ou 5G receberá, automaticamente, o alerta em português. A mensagem aparecerá na tela do celular, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso ou em uso para vídeos, chamadas e aplicativos. O recurso não exige cadastro, não consome dados móveis e funciona apenas para quem estiver em cobertura de rede.
Para que serve
O objetivo do sistema é avisar a população sobre riscos iminentes como chuvas fortes, vendavais, enchentes, deslizamentos ou granizo, permitindo que as pessoas adotem medidas de autoproteção. Para deficientes visuais, os aparelhos dispõem de leitura automática da mensagem.
Além desse novo recurso, os alertas de desastres continuarão sendo enviados por SMS, aplicativos de mensagens (WhatsApp e Telegram), TV por assinatura e Google Public Alerts. Em situações graves, também poderão ser acompanhados por um som semelhante a uma sirene.
Sistema em fase final
O DCA foi desenvolvido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em parceria com a Anatel, Ministério das Comunicações, Secom e operadoras de telefonia. Ele começou a ser testado em 2024 no Sul e no Sudeste, e já está em funcionamento no Nordeste. Com a etapa deste fim de semana, o sistema será concluído no Centro-Oeste e, em outubro de 2025, estará disponível para toda a região. O Norte será a última etapa a ser ativada ainda este ano.
Segurança do usuário
O recebimento do alerta é totalmente gratuito. Caso alguém receba contato em nome da Defesa Civil ou de operadoras cobrando pelo serviço, trata-se de golpe.
Mais informações
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ou pelos canais de atendimento da Anatel (telefone 1331 ou aplicativo Anatel Consumidor). Quem desejar, também pode se cadastrar para receber avisos via WhatsApp, adicionando o número (61) 2034-4611 e interagindo com o chatbot.