SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A escola estadual Luiz Felipe, em Sobral, no Ceará , foi alvo de um ataque a tiros na manhã desta quinta-feira (25). Há, ao menos, dois mortos, de 16 e 17 anos, e três feriados.

O caso ocorreu no bairro Campo dos Velhos. O tiroteio teria começado na hora do intervalo, quando os alunos estavam no pátio. Dois homens teriam passado em uma moto atirando.

A Polícia Militar afirma que já identificou os autores. O crime teria relação com a venda de drogas na região da escola. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas.

A polícia está no local para realizar levantamento sobre o fato que está em andamento. No fim de semana e na última quarta-feira, foram registrados outros dois ataques no mesmo bairro, relacionado à guerra entre facções.

ATAQUES A ESCOLAS

Os ataques violentos em escolas brasileiras estão concentrados nos últimos anos, segundo o levantamento “Ataques de violência extrema em escolas do Brasil”, conduzido pelas pesquisadoras Telma Vinhas e e Cléo Garcia, ambas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade de Campinas).

O mapeamento aponta que dos 42 casos registrados desde 2001, 64,28% ocorreram depois de março de 2022.

O estudo mostra que no ano de 2022 o país registrou dez ataques nas unidades de ensino. Em 2023 foram 12 episódios. O número apresentou uma queda no ano passado, com cinco casos.