Da Redação

O tempo mudou em Goiás. Nesta quinta-feira (25/9), cerca de 101 municípios estão em estado de atenção por causa da chegada de uma frente fria que avança pela região Sudeste do país. O fenômeno deve intensificar áreas de instabilidade e provocar temporais em diferentes pontos do estado.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), as condições incluem chuva forte, que pode ultrapassar 50 mm em apenas uma hora, rajadas de vento de mais de 60 km/h, descargas elétricas e até queda de granizo.

As regiões Norte e áreas próximas ao Distrito Federal concentram o maior risco, mas Goiânia também pode registrar pancadas rápidas no período da tarde. “A capital já amanheceu com sol, mas a combinação de calor e umidade ainda pode gerar chuva localizada”, explicou Elizabete Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A expectativa é que a instabilidade comece a perder força a partir desta sexta-feira (26), dando lugar a dias de sol e temperaturas em elevação ao longo do fim de semana. Para a próxima semana, a previsão aponta para um clima mais seco, com chuvas isoladas apenas no início de outubro. A chegada de uma nova frente fria com potencial para provocar precipitações mais abrangentes deve ocorrer apenas na segunda semana do próximo mês.