A atriz Gabriela Duarte, 51, utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (23) para se desculpar após repercussão causada pelo compartilhamento de um vídeo que chamava Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque de “exército de artistas decadentes”. A publicação ainda afirmava que os músicos haviam recebido dinheiro público para participar da manifestação contra a PEC da Blindagem, realizada no último domingo (21), no Rio de Janeiro.
Segundo Gabriela, o compartilhamento ocorreu de forma acidental. Ela afirmou nunca ter assistido ao vídeo e explicou que apertou o botão de republicar sem querer, mencionando que a nova função do Instagram, implantada recentemente, tem confundido usuários. Ainda assim, para repostar, é necessário acessar a publicação original. Após perceber a repercussão, a atriz apagou o conteúdo e publicou um vídeo de esclarecimento.
Na gravação, Gabriela declarou estar surpresa com a situação e disse que não costuma tratar de política em suas redes sociais. A atriz também pediu desculpas e reconheceu que o erro pode estar relacionado à falta de familiaridade com as ferramentas digitais. Ela ressaltou ainda que não faria críticas a artistas que admira, como Caetano, Gil e Chico.
Além do trio, participaram do ato Djavan, Paulinho da Viola, Lenine, Ivan Lins, Geraldo Azevedo, Maria Gadú, Frejat, Marina Sena, Jorge Vercillo e o grupo Os Garotin. Caetano foi o condutor da manifestação, organizada também por Paula Lavigne, sua esposa. Nenhum dos artistas recebeu remuneração para se apresentar.