
O documentário O Lado Que a Cidade Não Vê dirigido pelo goiano Thomas Toledo não vai apenas ser exibido como também vai concorrer ao prêmio de melhor filme, na mostra internacional do Festival Cine Luz Del Desierto. A exibição será na próxima na quinta-feira (25/09), às 17 horas, no Centro Cultural Kirchner de Buenos Aires, na Argentina.
O documentário apresenta o cotidiano de três pessoas trans, que buscam o sustento de suas vidas. Moradores de Goiânia, cada um na jornada de trabalho que precisa seguir para superar dificuldades, obter alegrias e ter novas perspectivas.
Ao acompanhar cada personagem, o filme mostra ainda como uma sociedade transfóbica, machista e racista dificulta e exclui corpos trans do mercado de trabalho.
O filme retrata a vida de Fernando, um vendedor de roupas femininas na Rua 44, Gustavo, fotógrafo e ativista na luta por direitos da comunidade trans e Cristal, estudante de dança e manicure.
O documentário dá foco a esses personagens que, diariamente, são invisibilizados pela sociedade. Momentos diários são evidenciados pelos protagonistas, como um mosaico de luta diária da comunidade trans para fugir das estatísticas marginalizantes.
De acordo com o diretor, Thomas Toledo, exibir um filme goiano em outro país é algo que achava muito longe de conquistar na carreira.

“Ter recebido a notícia de que meu filme vai ser exibido na Argentina é muito especial. Até mesmo porque ‘O Lado Que A Cidade Não Vê’, narra a história de corpos que são excluídos pela sociedade”, explica.
Segundo Thomas, participar do festival Cine Luz Del Desierto como realizador, é uma grande conquista e lembrança que sempre irá carregar.
“Desde que decidi ser cineasta, minha vontade sempre foi contar histórias e compartilhá-las pelo mundo, para que as pessoas tivessem contato com outras vivências. Ser premiado é um sonho, mas não é o objetivo. Prefiro que as pessoas conheçam o meu trabalho para debatermos sobre o projeto, referências e curiosidades”, finaliza.
O diretor do filme O Lado Que a Cidade Não Vê, Thomas Toledo, é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua desde 2018, nas funções de diretor, assistente de direção, roteirista, fotógrafo e editor. Anteriormente, dirigiu dois outros filmes: Feliz Aniversário (2022) e Ictus (2023).
Serviço
Assunto: Filme goiano no Festival Cine Luz Del Desierto
Quando: quinta-feira (25/09), às 17h
Onde: Centro Cultural Kirchner (Calle Sarmiento 151, C1041AAJ Buenos Aires, Argentina)
Classificação: 14 anos
Mais informações: @oladoqueacidadenaove
Saiba mais
Gibiteca Jorge Braga comemora 31 anos com programação especial
Claque Cultural terá programação em sete cidades goianas e na Bahia
Livro de goiana é selecionado para maior prêmio de gastronomia do mundo
O post Filme goiano concorre a prêmio em mostra na Argentina apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora