SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Claudia Cardinale, conhecida como uma das damas do cinema italiano, morreu nesta terça-feira, aos 87 anos. Ela estava em Paris, com os filhos.

Rosto emblemático do cinema nos anos 1960, a italo-francesa trabalhou com diretores como Luchino Visconti, Federico Fellini e Sergio Leone, responsáveis por popularizar o cinema italiano no mundo após o neorrealismo de Roberto Rossellini. A atriz também foi parceira de grandes nomes de Hollywood, como o diretor Richard Brooks, e do célebre cineasta franco-armênio Henri Verneuil.

Relembre os principais papéis da atriz.

“8 1/2” (1963)

Telecine e Prime Video

Em um dos filmes mais prestigiados do renomado diretor italiano Federico Fellini, Claudia vive a musa inspiradora do diretor de cinema Guido, interpretado pelo celebre ator Marcello Mastroianni. Ele vive entre realidade e devaneio enquanto tenta ter uma boa ideia para o seu próximo filme.

“O LEOPARDO” (1963)

Prime Video

O filme de Luchino Visconti adapta o livro homônimo e clássico da literatura italiana, escrito por Giuseppe Tomasi di Lampedusa. A trama acompanha uma família siciliana burguesa durante a unificação do país. Claudia interpreta Angelica, filha de um político emergente que se envolve em um triângulo amoroso. Recentemente, a trama virou uma série da Netflix.

“VAGAS ESTRELAS DA URSA” (1965)

Indisponível

Claudia voltou a trabalhar com Luchino Visconti, dessa vez como protagonista. No longa, ela volta para a Itália com o marido americano para uma cerimônia em que seu pai, um cineasta judeu assassinado no Holocausto, é homenageado. A filha, porém, começa a investigar se foi a mãe e o padrasto que o entregaram para os nazistas.

“ERA UMA VEZ NO OESTE” (1968)

Prime Video, Telecine e Apple TV+

O filme de Sergio Leone é um clássico do faroeste e filme essencial para o gênero. Na trama, com roteiro assinado também por Bernardo Bertolucci, Dario Argento e Ennio Morricone, Claudia interpreta Jill, viúva de um homem assassinado por Frank, matador de aluguel do Velho Oeste vivido por Henry Fonda. Ela herda as terras do marido e é protegida por um pistoleiro interpretado por Charles Bronson.

“FITZCARRALDO” (1982)

Plex

É a história de Brian Sweeney Fitzgerald, conhecido como Fitzcarraldo, um irlandês obcecado em construir um grande teatro de ópera na Amazônia peruana. Claudia encarna sua companheira, Molly, dona de um bordel. A atriz levou o prestígio do cinema clássico europeu ao longa alemão, mais autoral.