SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Sinclair, uma das principais donas de estações afiliadas à ABC, anunciou nesta segunda (22) que não irá transmitir o Jimmy Kimmel Live!, mesmo após o fim de sua suspensão. Junto da Nexstar, a empresa havia decidido interromper a atração após Jimmy Kimmel comentar o assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk durante uma de suas transmissões.
Kimmel disse em seu programa que “a turma do Maga [movimento Make America Great Again] está desesperada para caracterizar esse garoto que matou Charlie Kirk como qualquer coisa que não seja um deles e fazendo de tudo para tirar proveito político disso”.
“Entre uma acusação e outra, também houve luto”, acrescentou. No dia do assassinato, ele fez uma publicação em seu Instagram, em que condenou o ataque e desejou o bem da família de Kirk.
O anúncio da suspensão foi feito pela Sinclair e pela Nexstar, outra grande dona de afiliadas da ABC. Quem também se incomodou com os comentários foi Brendar Carr, presidente da Comissão Federal de Comunicações responsável por regulamentar as comunicações e a mídia dos EUA. É a esta agência federal que cabe a aprovação de uma grande fusão em andamento entre a Nexstar e a empresa Tegna, que, uma vez aprovada, traria à primeira o alcance televisivo a 90% dos domicílios americanos.
A decisão de retomar o talk show, que volta ao ar nesta terça (23), foi anunciada ontem pela Disney, dona da ABC, e ainda não há informações sobre a abordagem que Kimmel deve adotar em sua volta à televisão.
Na semana passada, antes da suspensão ter sido adotada, ele teria se reunido com a copresidente da Disney, Dana Walden, e revelado a intenção de retomar seus comentários durante o programa. Ele diria que a extrema-direita americana estava distorcendo suas palavras sobre a morte de Kirk. A informação é de fontes internas. Segundo elas, a sugestão não teria sido bem recebida pela Disney.
No lugar do Jimmy Kimmel Live!, a Sinclair deve exibir um noticiário. A empresa ainda anunciou que estão sendo feitas negociações para que a transmissão possa ser retomada eventualmente.
Quando a suspensão foi anunciada, a Sinclair disse que só retomaria a atração quando Kimmel se desculpasse com a família de Kirk e a empresa tivesse “confiança de que passos apropriados foram tomados para manter os padrões que esperamos de uma plataforma de transmissão nacional”, em referência à ABC.
A Nexstar ainda não se pronunciou sobre o retorno do Jimmy Kimmel Live!