Os atos foram convocados por movimentos sociais, parlamentares e figuras públicas e ocorreram ao longo do dia em diferentes cidades.

Diversos artistas e músicos participaram neste domingo (21) das manifestações realizadas em várias capitais do país contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e contra o projeto que prevê anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Em Brasília, o Museu da República recebeu apresentações de Chico César, MC Pepita e Djonga. Em Salvador, a cantora Daniela Mercury se apresentou ao lado dos atores Wagner Moura e Nanda Costa e da percussionista Lan Lanh. Na capital mineira, Belo Horizonte, estiveram presentes artistas como Renegado, Rafael Ventura, Júlia Rocha e Fernanda Takai, ex-integrante da banda Pato Fu.

Em São Paulo, a manifestação reuniu manifestantes na Avenida Paulista e contou com shows de Marina Lima, Leoni e Otto. Já no Rio de Janeiro, o protesto aconteceu na Praia de Copacabana, com previsão de apresentações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Paulinho da Viola, Maria Gadú, Marina Sena, Lenine e Os Garotin, em um trio elétrico montado no Posto 5. Durante a concentração, o público entoou palavras de ordem contra a anistia e pedindo responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas.

Outros artistas também marcaram presença em diferentes cidades. Em Vitória, o cantor Silva participou das manifestações; em Maceió, foi a vez da cantora Simone; e em Belém, o ator Marco Nanini se juntou aos manifestantes.

As mobilizações ocorreram em paralelo ao andamento das propostas no Congresso Nacional. A PEC da Blindagem, que ainda precisa tramitar no Senado, prevê que deputados e senadores só possam ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com autorização da maioria de suas respectivas casas legislativas, em votação secreta. Já o projeto que trata da anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro é relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e tem sido alvo de críticas de diferentes setores, motivando parte das manifestações deste domingo.