SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Max Burkholder, 27, havia chegado no Brasil fazia apenas algumas horas, mas já estava empolgado com a possibilidade de conhecer praticantes de seu esporte favorito. “Eu treino jiu-jítsu brasileiro, então quero ver se consigo praticar um pouco aqui”, diz ele ao à reportagem. “Tenho certeza de que todo mundo vai ser muito melhor que eu, mas não importa. Se eu viesse aqui e não tentasse pelo menos… eu me mataria.”

O ator, que protagoniza a série “Ted”, veio ao país para participar do NBCUniversal Experience, realizado em São Paulo pelo Universal+, serviço de streaming no qual a primeira temporada está disponível. O evento era para promover as novas produções e apostas da plataforma.

“Ted” é um prólogo do filme homônimo de 2012 (e de sua continuação, lançada em 2015) sobre um urso de pelúcia que ganha vida após um pedido de seu dono, John Bennett. Na tela grande, o melhor amigo do brinquedo desbocado e maconheiro era vivido por Mark Wahlberg. Já na sitcom, que cobre a adolescência do personagem nos anos 1990, Burkholder assumiu o papel.

“Ele é apenas um garoto bobo, um garoto bobo com um melhor amigo idiota”, comenta o ator, aos risos. “Todos nós já estivemos lá, todos nós já fomos esse cara. Sim, ele é bobo, se mete em problemas. Tirando essa parte de se meter em problemas, ele não é tão diferente de como eu era no ensino médio.”

O detalhe é que esse melhor amigo idiota é um urso inserido digitalmente na pós-produção. Durante as gravações, o ator acaba tendo que exercitar a própria imaginação para contracenar apenas com uma voz.

“É estranho, com certeza. Muitas vezes não há nem mesmo uma bola de tênis enfiada em um bastão ou algo assim para eu olhar, é só um espaço vazio”, afirma. “Antes de filmar, tínhamos alguns bonecos do Ted em tamanho real para nos acostumarmos, mas também só é difícil no comecinho. Com o tempo, você passa a ser capaz de olhar o ambiente e imaginar onde ele está.”

Os personagens foram criados pelo humorista Seth MacFarlane, que também dirigiu a série e foi seu produtor executivo —além de dublar a voz de Ted, assim como nos filmes. “Ele está no set todos os dias, fazendo a voz ao vivo e também dirigindo, não sei como ele consegue”, diz o ator.

“É muito bom ver como a mente dele funciona, onde e quando ele está fazendo apontamentos e sugerindo coisas”, prossegue. “E também é muito legal poder trocar ideias e improvisar com ele na hora.”

Burkholder, aliás, revela uma coincidência que faz parecer destino ele ter sido escalado para o papel de John agora. “Na verdade, eu participei da leitura de mesa do primeiro filme ‘Ted’ antes das filmagens”, conta. “Quando eu era mais novo, dublava alguns personagens de ‘Family Guy’ [animação criada por MacFarlane]; eu era um garoto que estava pelos estúdios e eles precisaram de alguém para ler um papel. Então, de alguma forma, estive lá desde o início.”

Além de “Family Guy”, o ator também participou de outras produções de MacFarlane. Ele fez vozes para as animações “The Cleveland Show” e “American Dad” e, mais tarde, participou da ficção científica “The Orville”. Ele ficou mais conhecido do público, no entanto, pelo papel de Max Braverman na série “Parenthood” (2010-2015), que estreou quando ele tinha 12 anos.

Sobre a mudança de ator mirim para papéis mais maduros, pode-se dizer que sua opinião é embasada. “Não estou reclamando, obviamente, mas é meio maluco que crianças possam fazer esse trabalho em primeiro lugar”, avalia. “É o mesmo trabalho, então não houve exatamente uma transição. Mas devo dizer que tive um bom intervalo no meio no qual eu não trabalhei muito porque estava estudando —ao menos por um tempinho, antes de desistir da faculdade.”

No momento, seu foco é mesmo a série, que foi renovada para mais uma safra de episódios. “Já terminamos de filmar, acho que pelo menos isso eu posso dizer”, comenta. “Não posso antecipar muito, só vou dizer que se você curtiu a primeira temporada, se assistiu e achou engraçado, você definitivamente também vai gostar da segunda.”

TED, A SÉRIE

Quando Disponível no Universal+

Classificação 16 anos

Elenco Seth MacFarlane (voz), Max Burkholder, Alanna Ubach, Scott Grimes e Giorgia Whigham, entre outros.

Direção Seth MacFarlane