SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fundação Estudar está com inscrições abertas, até o dia 1º de outubro, para o Prep Program 2026, curso preparatório gratuito que auxilia os estudantes brasileiros que desejam estudar em universidades no exterior. A formação oferece suporte durante um ano para quem pretende se candidatar a uma vaga em uma instituição no ciclo 2026-2027.

Com mais de 200 horas de mentoria especializada, o programa oferece ao estudante preparação para a realização de testes padronizados como o SAT e ACT, além de auxílio na produção de redações e entrevistas em inglês e também nos documentos exigidos pelas instituições.

De acordo com Lucas Mendes, diretor-executivo da Fundação Estudar, o objetivo do Prep Program é garantir que jovens brasileiros tenham chances reais de serem aprovados nas melhores universidades do mundo. “O processo seletivo internacional é bastante diferente do vestibular brasileiro e exige preparação específica.”

Por isso, o programa conta com orientação de mentores, além de bolsas para cobrir taxas de inscrição, suporte à saúde mental e acompanhamento personalizado. Segundo a fundação, a estrutura disponibilizada equivale a um curso avaliado em mais de R$ 50 mil, oferecido gratuitamente.

Além do suporte acadêmico, os selecionados terão acesso a eventos de integração, encontros com ex-bolsistas e atendimento psicológico gratuito ou com custo reduzido. O programa também proporciona conexão direta com uma rede de cerca de 900 bolsistas que já foram aprovados em anos anteriores.

QUEM PODE PARTICIPAR

O processo de seleção é voltado a estudantes que, em 2026, estarão no último ano do ensino médio ou em ano sabático (gap year). É necessário ter inglês avançado, bons resultados acadêmicos e não estar matriculado em nenhuma universidade, no Brasil ou no exterior.

Outro critério importante é o envolvimento com atividades extracurriculares, que é valorizado tanto pelo programa quanto pelas universidades internacionais.

“Essas experiências funcionam como diferenciais importantes no processo de seleção, porque revelam habilidades, dedicação, interesses e capacidade de liderança além da sala de aula”, explica Mendes.

Casos de destaque entre ex-participantes incluem conquistas em olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, biologia e física –como a participação na IYPT, considerada a Copa do Mundo de Física para o ensino médio.

“Resultados como esses [em atividades extracurriculares] fortalecem a candidatura, ajudando o estudante a construir uma narrativa pessoal consistente e diferenciada, o que aumenta significativamente suas chances de aprovação e de obtenção de bolsas nas universidades mais competitivas do mundo”, afirma Mendes.

Durante o programa, os estudantes recebem orientação para cada etapa do processo seletivo, incluindo elaboração de histórico escolar, cartas de recomendação personalizadas, formulários e simulações de entrevistas.

COMO SE INSCREVER NO PREP PROGRAM

Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o site da instituição e preencher o formulário solicitado. O processo é dividido em três partes.

Na primeira fase, o candidato deve fornecer dados pessoais e acadêmicos, além de elaborar redações e enviar um vídeo de apresentação. A segunda etapa envolve a realização de um teste de lógica, e a terceira é uma prova de proficiência em inglês.