SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O último dia do inverno –a primavera começa às 15h19 desta segunda (22)– pode ter recorde de calor na cidade de São Paulo neste domingo (21). Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima no município poderá chegar a 33°C. À noite, porém, o tempo muda.

O dia mais quente da estação em 2025 foi em 22 de agosto, quando o termômetro da estação meteorológica do Mirante de Santana, onde é feita a medição oficial da cidade, registrou 32,8°C.

O paulistano enfrentou um fim de semana quente. Medição automática do Inmet apontou que a máxima chegou a 32,2°C, às 15h deste sábado (20). O índice pode mudar com a medição manual prevista para às 21h, também no Mirante de Santana.

No entanto, após um dia seco e com riscos de incêndio, a aproximação da uma frente fria na noite deste domingo deverá provocar tempestades em praticamente todo o estado de São Paulo, acompanhadas de rajadas de vento de moderada a forte intensidade, queda de raios e possibilidade de granizo, de acordo com os meteorologistas da Defesa Civil estadual.

O Inmet, inclusive, emitiu alerta amarelo, de perigo potencial, de tempestade e vendaval para todo o estado neste domingo.

Ainda conforme a Defesa Civil paulista, na segunda-feira (22), a frente fria deverá avançar sobre o estado, provocando instabilidade generalizada.

“Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de queda de granizo em diferentes regiões”, diz o órgão estadual.

A previsão aponta para altos acumulados de chuva na região metropolitana de São Paulo, no Vale do Ribeira, em Itapeva, na Baixada Santista, no litoral norte, em Campinas e em Sorocaba.

“Além das chuvas intensas, o sistema também deverá provocar aumento da agitação marítima, com risco de ressaca no litoral”, diz a Defesa Civil.

Na terça-feira (23), as condições tendem a se estabilizar, com chuvas mais fracas e isoladas, especialmente no norte do estado.

Entretanto, depois do calor do fim de semana, está prevista queda acentuada das temperaturas, que deverá ser sentida em todas as regiões paulistas.

As mínimas deverão chegar a 12°C na Serra da Mantiqueira e em Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, 15°C no Vale do Paraíba e 18°C na Baixada Santista.

Na capital paulista, a previsão para terça é de mínima de 13°C e máxima de 26°C, caracterizando uma mudança brusca.

Por causa da virada de tempo, a Defesa Civil mobilizará, de forma extraordinária, o gabinete de crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que funcionará nesta segunda-feira a partir das das 8h.