SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid castigou de fora da área e venceu o Espanyol por 2 a 0, com dois belos gols de longe, em jogo pela 5ª rodada do Campeonato Espanhol, neste sábado (20), no Santiago Bernabéu.

Éder Militão e Mbappé marcaram os gols do jogo para o time da casa. Com o de hoje, o camisa 10 francês chega a 5 gols no campeonato e se mantém na artilharia.

Com a vitória, o Real Madrid mantém o aproveitamento de 100%, vai a 15 pontos e abre uma rodada de vantagem na liderança da tabela sobre o vice Barcelona. O Espanyol, por sua vez, é o terceiro colocado, com 10 pontos.

As equipes voltam a campo durante a semana: o Real Madrid agora visita o Levante, na terça-feira (23), enquanto o Espanyol recebe o Valencia, também na terça-feira, novamente pelo Campeonato Espanhol.

O JOGO

Com quatro brasileiros relacionados pelo Real Madrid para a partida, foi o zagueiro Éder Militão que se destacou no jogo, com um golaço de fora da área, que abriu o placar para o time merengue. O brasileiro não balançava as redes havia um ano.

O último gol de Militão foi no clássico contra o Atlético de Madri, no dia 29 de setembro de 2024. Em novembro, o zagueiro sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, e só voltou a jogar na Copa do Mundo de Clubes, em julho.

Vini Jr. foi outro brasileiro a começar a partida na equipe titular do Real, e, entrosado com Mbappé, deu assistência para o segundo gol. Criou uma boa jogada no final do primeiro tempo, mas o camisa 10 desperdiçou a chance. No começo da segunda etapa, serviu novamente o francês, que, dessa vez, não perdoou e fez um belo gol de fora da área.

Novamente, seguindo a cartilha Xabi Alonso, Vini Jr. foi substituído e deu lugar a Rodrygo, que entrou na ponta esquerda, onde já deixou claro que é onde se sente melhor e quer disputar posição.

Rodrygo teve pouco brilho nos 20 minutos que esteve em campo. O Real Madrid controlou bem a posse de bola, mas, com o resultado já assegurado, não criou chances de perigo na reta final de jogo.

Endrick foi o único brasileiro do plantel madridista a não entrar em campo. O camisa 9 foi relacionado pela primeira vez após quatro meses de ausência por lesão, mas não saiu do banco.