CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – Campos do Jordão recebe, entre setembro e dezembro, uma série de jantares assinados por grandes chefes da América Latina, como Wilson Alpala, do Zazu (Quito), e Franco Hurtado, do Hotel B (Lima).

O evento gastronômico, batizado de Primavera do Paladar, acontece no Botanique Hotel e reúne seis nomes da gastronomia latino-americana, integrantes da associação de hotéis Relais & Châteaux, uma das mais respeitadas na hotelaria de luxo.

Com menu exclusivo para cada etapa, o evento de alta gastronomia acontece durante toda primavera na cidade da Serra da Mantiqueira. Coincide com um momento de menor lotação na região, após as estações frias que elevam a entrada de turistas. Pré-reservas podem ser feitas pelo site.

Quem abre a série é Alpala, com menu combinando ingredientes equatorianos e técnicas tradicionais daquele país, que são a identidade do Zazu, comandado por ele. O chef, que cozinhou no Hôtel Ritz Paris e no Manresa, na Califórnia –casa com três estrelas no Guia Michelin–, comanda a cozinha em jantar marcado para 27 de setembro.

Em 11 de outubro, José Tamayo, chef do Casa Gangotena, também em Quito, assina um menu que une técnicas andinas com produtos produzidos na própria Serra da Mantiqueira.

O clímax do circuito é previsto para 25 de outubro, quando Sergio Diaz, chef do Sublime, na Guatemala, realiza um jantar de gala. Diaz prepara repara um menu de degustação inspirado na história e cultura da Guatemala. O cardápio percorre diferentes eras —desde o período pré-colombiano, passando pela colonização espanhola, até a contemporaneidade— apresentando ingredientes e técnicas locais. Para acompanhar, há harmonização de vinhos.

Em 8 de novembro é a vez de Duván Ochoa Zuluaga, do restaurante Las Balsas, na Patagônia. O menu deve mesclar as culturas gastronômicas daquela região às serras brasileiras, que produzem azeites, vinhos e queijos, por exemplo.

Franco Hurtado, do Hotel B, em Lima, leva a culinária peruana ao Botanique em 22 de novembro, em carta exaltando o que há de novo na capital daquele país.

Encerrando o circuito, Cristian Puente, do Pikaia Lodge, no arquipélago de Galápagos, Equador, prepara pratos ligados à biodiversidade das ilhas equatorianas.