SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O estádio do Pacaembu volta a receber a Virada Esportiva de São Paulo neste fim de semana. A programação foi distribuída neste sábado (20) e domingo (21) inclui atividades nas dependências internas da arena, como atletismo, fit-dance, xadrez, natação e esports.

Segundo a prefeitura, a expectativa de público para a 18ª edição é que 2 milhões de pessoas participem das atividades gratuitas. No Pacaembu, a atração deste sábado será às 10h, com aulas de axé. A partir das 15h, o espaço terá provas individuais. No domingo, a programação começa às 9h com provas de atletismo e marcha atlética.

Em edições passadas, as atividades aconteceram na praça Charles Miller, em frente ao estádio. Na época, a arena não tinha passado por todos os eventos-teste necessários.

Além da Virada, a Allegra, empresa que venceu em 2020 a concorrência para administrar o Pacaembu por 35 anos, destacou que os visitantes também poderão fazer o Tour do Paca neste fim de semana. Trata-se de uma visita guiada pela história e pela reforma da arena. O ingresso custa R$ 60.

No fim de junho de 2021, a Prefeitura de São Paulo liberou as obras na concessão do Pacaembu. A reinauguração oficial do estádio ocorreu em janeiro de 2025, três anos e sete meses depois, com uma partida entre São Paulo e Corinthians pelo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Apesar da entrega, o Pacaembu ainda convive com obras. Continua em construção o edifício na área do antigo tobogã, que conectará as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua. A construção está sendo modelada para não derrubar árvores de até 80 anos que ficam no local.

O prédio vai abrigar 87 quartos de um hotel administrado pela Universal Music —o segundo empreendimento hoteleiro da empresa de música no mundo—, um centro de reabilitação esportivo, restaurantes no piso da passarela com saída para a rua, e um centro de eventos no subsolo que já foi inaugurado. A previsão da concessionária é que o edifício seja concluído no início do ano que vem.