SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Policiais civis prenderam na manhã desta sexta-feira (19) um suspeito apontado como o principal ladrão de residências de São Paulo.

Conhecido como Minotauro, ele foi detido na favela de Paraisópolis, zona sul da capital, conforme apuração da Folha de S.Paulo.

De acordo com investigações, ele era responsável por chefiar uma quadrilha que atuava em invasões a residências no Morumbi, zona oeste da capital paulista.

Na madrugada desta sexta-feira, criminosos que se preparavam para roubar casas de um condomínio no bairro tiveram o plano frustrado por PMs. Houve troca de tiros e os suspeitos fugiram por telhados de casas na região. Uma família foi feita refém por um dos suspeitos, que acabou preso. Outro criminoso envolvido na ação também foi detido.

A polícia ainda não informou se Minotauro estaria envolvido no crime desta sexta.

Um levantamento da Folha de S.Paulo mostrou que bairros ricos da capital, como Morumbi e Campo Belo, concentram os roubos a residências, apesar da queda geral. Os casos também se concentraram em locais como Vila Clementino, Cambuci e Pinheiros, os três no centro expandido da capital.

O método do assalto a residências varia de acordo com a quadrilha. Há grupos que levam tudo o que podem carregar da casa, e chegam a simular uma espécie de mudança. Outros preferem cofres, joias e dinheiro em espécie. Muitas vezes fogem com os pertences no próprio carro da vítima.