SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Foi lançada nesta semana a 8ª Virada da Consciência, que será realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares de 15 a 20 de novembro na capital paulista. O evento contara com uma programação multicultural que conecta educação, cultura, economia, empreendedorismo, arte e esporte e homenageia a artista Leci Brandão.

Entre os destaques da programação está a 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que homenageia Luísa Mahin, líder da resistência negra no século 19 no Brasil. “O evento será realizado nos dias 15 e 16 de novembro no Sesc Pompéia e fará um conjunto de reflexões sobre o tempo, sobretudo da mulher negra na literatura e nos debates dos grandes temas sociais”, afirma José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Dentro da FlinkSampa também ocorre o 10º Festival Afrominuto de curtas-metragens, que já faz parte do calendário escolar de 5.000 alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas, privadas e do sistema S. “O Afrominuto incentiva a pesquisa, reconhecimento, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira por meio de produções audiovisuais de 1 minuto”, diz Vicente.

A Virada da Consciência 2025 marca a retomada, através da FlinkSampa, do Prêmio Zumbi dos Palmares de Literatura. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro na categoria romance e contempla obras inéditas destinadas ao público adulto. Nesta 2ª edição, o concurso literário oferece premiações financeiras e publicação da obra vencedora.

A edição de 2025 do Fórum de Equidade Racial será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, na sede da Fiesp. O encontro reunirá lideranças corporativas, especialistas, gestores de diversidade e representantes do setor público para debater os avanços e desafios da agenda de inclusão racial no mercado de trabalho. “Temos agrupado muitos parceiros para levar as dimensões da agenda da negritude para toda a cidade: escolas, empresas e instituições sociais”, afirma José Vicente.

A noite do dia 18 de novembro está reservada para o Troféu Raça Negra. Os holofotes desta edição iluminam os 80 anos de vida e obra de Leci Brandão.

No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Virada da Consciência 2025 ganha as ruas com a caminhada e corrida da Consciência, com caminhada de 3km e corrida de 5km e 10km. O início será às 7h na Praça Charles Muller – Pacaembu. As vagas são limitadas, com inscrições até 1 de novembro.