SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma massa de ar quente vai atingir todo o estado de São Paulo até o fim de semana, deixando os dias com temperaturas acima dos 32°C na região metropolitana de São Paulo e possibilidade de pancadas isoladas de chuva no fim de semana. No interior, a previsão é de alto risco de queimadas.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital paulista nesta sexta (19) deverá ter o dia com poucas nuvens, com a temperatura mínima na casa dos 16°C durante a madrugada e a máxima podendo superar os 32°C à tarde. Não deve chover.

No final de semana, o calor deve aumentar ainda mais. No sábado (20), por exemplo, o sol predominante e o clima árido fará com que os termômetros marquem mínima em torno dos 17°C e máxima podendo atingir os 33°C.

Entre o final da tarde e o início da noite, a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva rápidas e isoladas. O volume esperado é pequeno, o que não deve provocar problemas na cidade.

De acordo com a Defesa Civil estadual, o domingo (21) será de calor intenso em todo o estado, o que aumenta consideravelmente os riscos para os incêndios florestais. Na Grande São Paulo, a temperatura máxima poderá ultrapassar os 35°C, enquanto a mínima ficará por volta dos 21°C.

No período da noite, há a previsão da chegada de uma forte frente fria, com potencial para provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento, descargas elétricas e risco de granizo em pontos isolados da metrópole. Esse cenário permanecerá nos dias seguintes em grande parte do estado.

Nesta quinta (18), o Inmet registrou a mínima de 14,4°C às 6h da madrugada e a máxima de 25,6°C às 14h, no Mirante de Santana, na zona norte da capital, onde é feita a medição oficial da cidade.

A Defesa Civil alerta que o calor acima da média para essa época do ano entre sexta e domingo deixará a umidade relativa do ar com índices críticos, inferiores a 20% em diversas localidades e podendo atingir valores próximos de 12% no domingo.

Com isso, a chance de queimadas aumenta muito, o que fez o governo estadual manter ativo o Gabinete de Crise para atuar em casos de emergências. De acordo com os mapas de risco divulgados pela Defesa Civil, o risco de incêndios é extremamente alto principalmente no domingo. A partir de segunda, com a chegada da frente fria, a situação melhora.

Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).

PREVISÃO PARA OUTRAS REGIÕES DO ESTADO, SEGUNDO A DEFESA CIVIL

Em todas as regiões, há previsão para pancadas de chuva com momentos de tempestade no fim de semana, com rajadas de vento de intensidade forte e risco para queda de granizo. Essa precipitação pode ocorrer em áreas isoladas e de forma rápida.

– Baixada Santista: Temperatura mínima de 22°C e máxima de 33°C

– Vale do Paraíba: Temperatura mínima de 18°C e máxima de 32°C

– Litoral norte: Temperatura mínima de 22°C e máxima de 34°C

– Serra da Mantiqueira: Temperatura mínima de 16°C e máxima de 23°C

– Vale do Ribeira: Temperatura mínima de 19°C e máxima de 36°C

– Região de Itapeva: Temperatura mínima de 20°C e máxima de 31°C

– Regiões de Sorocaba e Campinas: Temperatura mínima de 21°C e máxima de 33°C

– Regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto: Temperatura mínima de 22°C e máxima de 35°C

– Região de São José do Rio Preto: Temperatura mínima de 24°C e máxima de 35°C.

– Região de Bauru e Araraquara: Temperatura mínima de 22°C e máxima de 33°C

– Região de Araçatuba: Temperatura mínima de 25°C e máxima de 35°C

– Regiões de Presidente Prudente e Marília: Temperatura mínima de 25°C e máxima de 33°C