SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A 18ª edição da Virada Esportiva da cidade de São Paulo acontece neste sábado (20) e domingo (21), das 8h às 18h, com cerca de 500 locais de atividades gratuitas espalhados por todas as regiões. São mais de 2.000 atrações. A expectativa da Prefeitura, organizadora do evento, é reunir dois milhões de pessoas nesses dias.
A programação tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, combater o sedentarismo e promover a ocupação dos espaços públicos pela população. Nesta edição de 2025, ruas, centros esportivos, CEUs, parques, praças e clubes da comunidade estão entre os locais de atividades.
Serão mais de 100 modalidades esportivas, como corrida hidroginástica, karatê, dança, tai chi chuan, futevôlei, ciclismo, atletismo, skateboarding, vôlei de praia, escalada, beach tênis, aeromodelismo, futebol, entre outras.
Um dos destaques desta edição será o Passeio Ciclístico da Virada Esportiva, no domingo, com concentração no Viaduto do Chá, a partir das 7h, e largada às 9h. Realizado pela primeira vez, o percurso tem duração prevista de cerca de uma hora e meia pelas ruas do centro histórico e chegada na praça Charles Miller, em frente ao Mercado Livre Arena Pacaembu.
As inscrições são gratuitas e destinadas a ciclistas a partir dos 12 anos. Menores de 18 anos só poderão participar do evento acompanhados de pais ou responsável legal durante todo o percurso.
No dia que antecede o passeio, a entrega de kits acontece no Parque das Bicicletas (alameda Iraé, 35, Moema) das 9h30 às 17h. As inscrições podem ser feitas no site.
BAILE E DOMINGÃO TARIFA ZERO
O evento também terá ações voltadas aos idosos. No sábado e no domingo, das 13h às 17h, acontecerá o tradicional Mega Baile Vem Dançar, no ginásio do Ibirapuera. Além de uma banda que se apresentará ao vivo nos dois dias, no sábado ocorrerá um show do cantor Moacyr Franco. Haverá aula de dança, espaços de beleza, de bem-estar e de jogos.
No domingo da 18ª Virada Esportiva, a população poderá usufruir do Domingão Tarifa Zero para ir de graça aos eventos, por meio das linhas de ônibus municipais.
ARENAS TEMÁTICAS
As ativações da programação serão divididas em arenas temáticas. Na zona sul, por exemplo, o parque da Independência recebe a Arena Kids, com atividades infantis, brinquedos infláveis e show de Luna, enquanto o Centro Esportivo Guarapiranga oferece canoagem, remo e oficinas práticas.
Já no Ceret, na zona leste, o público encontrará beach tennis e futevôlei na Arena Praia, e o Campeonato Brasileiro de Skate Freestyle, na Arena SEME Urbanos.
O Pacaembu também será palco de várias atividades. A abertura, às 10h de sábado, contará com aulas de axé do dançarino e professor Rogério Filhos do Sol. “A Virada Esportiva é muito importante para São Paulo. Ela mostra que a cidade é pulsante e para todos, além de ser uma motivação ao esporte, à saúde”, afirmou Rogério. Ele também estará na avenida Paulista, no domingo, a partir das 12h.
Entre os parceiros desta edição estão SPTrans, Red Bull, Nubank, Smart Fit, Sesc, Sabesp, Decathlon, além de outros órgãos públicos, Centro Cultural Coreano no Brasil e diversos projetos e associações que trarão atividades, oficinas e apresentações.
A programação completa está disponível na página viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br/.