SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As salas do Cinesystem Belas Artes Frei Caneca não estarão no circuito da próxima edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O complexo com nove salas era um dos mais disputados pelos cinéfilos em edições passadas do evento.
A Mostra divulgou as salas que irão abrigar as sessões pagas deste ano. A lista não menciona nenhum cinema da rede Cinesystem, que no ano passado participou também com as unidades do Shopping Bourbon e do Shopping Morumbi Town.
Em abril de 2024, o complexo passou a pertencer à rede Cinesystem, e em junho deste ano a sua programação passou a estar a cargo do cinema de rua Belas Artes. A Mostra e o Belas Artes, dirigido por André Sturm, não chegaram a um acordo para este ano.
“O princípio fundamental para essa parceria é a autonomia da Mostra na programação das salas. Se cada sala fizer exigências (que até prejudicam as outras salas do circuito) torna a realização da Mostra inviável. A liberdade curatorial é um princípio básico de qualquer festival, afinal um festival dura no máximo 15 dias e o ano tem 365 dias!”, diz Renata de Almeida, diretora da Mostra.
Comentários em protesto apareceram nas redes da Cinesystem e, segundo o perfil sp24hrs, que antecipou a informação na manhã desta quarta-feira (18), alguns grupos de clientes da Mostra também já estão se manifestando.
Este ano, além de espaços tradicionais como o Cinesesc e o Reserva Cultural, estarão no circuito o Cine Segall, localizado no Museu Lasar Segall, o Multiplex Marabá e o teatro Cultura Artística.
A Mostra acontece do dia 16 a 30 de outubro e a cerimônia de abertura, no dia 15, contará com a exibição do filme “Sirât”, vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes e escolhido pela Espanha para tentar uma vaga no Oscar, na Sala São Paulo.