BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O consórcio Rota da Liberdade arrematou a concessão do trecho da chamada Via Liberdade, que liga a região metropolitana de Belo Horizonte até o município de Rio Casca, em um trajeto que passa pelas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.

O leilão foi realizado pelo governo Romeu Zema (Novo) nesta quinta-feira (18) na sede da B3, em São Paulo.

Estão previstos cerca de R$ 5 bilhões de investimentos ao todo para melhorias em um trecho de 190 quilômetros, que abrange 11 municípios.

O critério para definir o vencedor do leilão considerou aquele que oferecesse o maior desconto em relação aos R$ 2 bilhões garantidos pelo acordo de reparação da tragédia de Mariana para a melhoria do trecho.

O Rota da Liberdade, consórcio composto por seis construtoras, deu um lance de R$ 1,7 bilhão, o que significou um deságio de 13,2%. O certame também recebeu proposta da Houer Concessões, que ofereceu um lance de R$ 1,96 bilhão e saiu derrotada.

De acordo com o governo mineiro, os R$ 300 milhões restantes do acordo de Mariana serão investidos em melhorias de infraestrutura na bacia do Rio Doce.

O edital determina a construção de quatro pórticos de pedágio. Eles serão no modelo “free-flow”, em que câmeras identificam as placas de veículos em movimento ou o sinal das tags de cobrança. Eles serão instalados nos municípios de Itabirito, Ouro Preto, Acaica e Ponte Nova.

O trecho concedido passa pelas rodovias BR-356, MG-262 e MG-329, sendo que 78,7 km serão duplicados. Haverá ainda 40 km de construção de terceira faixa, a correção de um traçado de cerca de 22 km e uma área de escape na Serra da Santa, em Itabirito.

A ampliação da capacidade da rodovia, que envolve as duplicações, deve se estender do terceiro ao sexto ano de concessão.

Entre os objetivos, estão a redução do índice de acidentes no trecho em 45% e a diminuição em 60% no número de ocorrências com vítimas fatais, segundo o secretário.

Outra meta é reduzir o tempo de deslocamento da Grande BH a Rio Casca em ao menos 40 minutos, e da capital mineira a Ouro Preto em 20 minutos.

O motorista que sair de Belo Horizonte até Rio Casca irá pagar uma tarifa de R$ 22,32. O valor do pedágio para quem trafegar da capital mineira a Ouro Preto ou Mariana será de R$ 11,16.

O modelo prevê desconto progressivo de até 64% para usuários frequentes do trecho e haverá isenção para o transporte coletivo e aos veículos oficiais, de segurança e de emergência.

A cobrança da tarifa será automática para os veículos que possuírem uma tag de pagamento. Os motoristas ainda poderão pagar o pedágio em até 30 dias após trafegar no local pelo aplicativo ou no site da concessionária.

Segundo o governo, haverá pontos de pagamento também durante o trajeto na rodovia, como totens, postos de gasolina e restaurantes.

A cobrança do pedágio começará apenas após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato, que envolvem revitalização, sinalização e recuperação do pavimento em todo o trecho.

De acordo com o sócio de infraestrutura e regulatório do Vernalha Pereira, Rodrigo Campos, o leilão pode ser considerado bem-sucedido principalmente por envolver uma PPP (parceria público-privada) e por se tratar de trecho desafiador do ponto de vista da engenharia.

“O desconto ofertado pelo grupo vencedor, da ordem de 13,20%, está em linha com os percentuais de lances vencedores de outros leilões, o que, aparentemente, confere exequibilidade ao projeto”, afirmou o especialista.