SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cenário climático desta quinta-feira (18) será semelhante ao observado nesta quarta (17) na região metropolitana de São Paulo, com céu nublado e o sol aparecendo durante o dia. Não há previsão de chuva.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital deve novamente acordar com poucas nuvens e temperatura mínima de 13°C. Ainda de manhã, o sol deve predominar. À tarde, porém, a nebulosidade tende a aumentar e a máxima não deve passar dos 26°C.
No entanto, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo e a Climatempo preveem uma pequena variação tanto na máxima quanto na mínima. As duas instituições destacam que a mínima ao amanhecer deve chegar a 14°C. E a Climatempo informa que o pico do calor deve ser às 15h, podendo atingir 27°C.
Nesta quarta, o Inmet registrou a mínima de 16°C às 3h da madrugada e a máxima de 25,1°C às 14h, no Mirante de Santana, na zona norte da capital, onde é feita a medição oficial da cidade.
Se o tempo deve continuar seco na Grande São Paulo, em algumas regiões do interior do estado vai fazer calor e há previsão de precipitação.
Na Baixada Santista, o tempo permanece instável, com pancadas de chuva isoladas, com mínimas de 15°C e máximas de 26°C. O litoral norte e o Vale do Ribeira com temperaturas variando de 15°C a 29°C no primeiro e de 14°C a 25°C no segundo.
Na Serra da Mantiqueira, o Inmet prevê mínimas de 9°C durante a madrugada e máxima de 23°C. O Vale do Paraíba deverá ter mínima de 11°C e máxima de 27°C. Em Campinas, a previsão é de poucas nuvens de manhã, e muitas à tarde, com variação de 14°C a 31°C. E em Sorocaba, deve ser de 14°C a 29°C.
Já no oeste e norte do estado, as temperaturas seguem ainda mais elevadas. Em Presidente Prudente, mínima de 16°C e máxima de 34°C. Em Marília, a variação deve ser de 13°C a 31°C, ambos com chance de chuva isolada à tarde e à noite.
Em Bauru, os termômetros devem anotar mínima de 13°C e máxima de 30°C; em Araraquara, de 14°C a 32°C; em Araçatuba, de 16°C a 34°C; em São José do Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto, de 15°C a 34°C; em Barretos, de 14°C a 36°C. Todos esses municípios têm chance de pancadas de chuva isolada entre a tarde e a noite.
Como vem ocorrendo durante todo o inverno, a Defesa Civil estadual mantém equipes lutando contra as queimadas no interior do estado, devido à baixa umidade do ar e às altas temperaturas.
No município de Timburi, na região de Ribeirão Preto, o órgão estadual está combatendo um incêndio há dois dias, que já consumiu 100 hectares de vegetação, o equivalente a 100 campos de futebol. A Polícia Militar vem ajudando as equipes da Defesa Civil, Brigada de Incêndio e funcionários da Prefeitura Municipal, no entanto, vem tendo dificuldade em apagar o fogo por falta de recursos, já que a cidade possui apenas um caminhão pipa e uma viatura da Defesa Civil com capacidade de 400 litros de água.
Segundo informações preliminares, este já é o maior incêndio em vegetação da historia do município de Timburi, deixando rastros de destruição e inúmeros animais mortos.
A Defesa Civil comunicou que, além de Timburi, outros cinco municípios estavam com incêndios ativos na noite desta quarta: Santa Bárbara d’Oeste, Corumbataí, Valinhos, Taubaté e Itapetininga. Nos próximos dias, a tendência é que a situação se mantenha, devido ao tempo árido e à onda de calor no estado.
Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).