SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O que aconteceu com a Dunder Mifflin, empresa que era foco da clássica “The Office”, após 20 anos? Logo nos primeiros minutos de “The Paper”, que chega ao Brasil na quinta-feira (18) pelas mãos da HBO Max, os documentaristas que acompanhavam a rotina de seus funcionários descobrem que ela faliu em 2019.

A marca foi vendida para concorrente Enervate, que também é dona de vários outros negócios no ramo de papel. Entre eles, estão a fabricante de papel higiênico Softees e o Toledo Truth-Teller, um pequeno jornal que cobre as notícias locais da cidade de cerca de 260 mil habitantes no estado americano de Ohio.

Na falta de outro assunto melhor, a equipe de filmagens decide voltar suas câmeras para o recém-contratado Ned Sampson, editor-chefe da publicação. Formado em jornalismo, mas sem nunca ter atuado na área, ele chega ao local cheio de entusiasmo, novas ideias e boa vontade, mas se depara com as dificuldades inerentes à atividade.

O papel é vivido pelo irlandês Domhnall Gleeson (de “Ex Machina: Instinto Artificial”), que contou ter visitado diversas Redações e acompanhado o trabalho de jornalistas reais na preparação para o papel. “Sempre entendi a importância do jornalismo, mas talvez nem sempre tenha entendido o que é preciso para fazê-lo”, diz o ator em bate-papo com a imprensa, do qual a reportagem participou.

“Foi realmente interessante ver a diferença entre as pessoas que chegaram recentemente, ou seja, que escolheram entrar em uma profissão que está particularmente difícil no momento, e as pessoas que viram a indústria passar de um enorme gigante para lentamente ir encolhendo”, observa. “O que todos tinham em comum é que ainda estão tentando e ainda acreditam nos fundamentos da atividade, e acho que essa crença constante de que é possível foi realmente útil para Ned.”

Na trama, a principal antagonista de Ned é Esmeralda Grand, que é editora da publicação e também comanda o TTT Online, a versão digital do jornal. Extravagante, afetada e com um forte sotaque italiano, a personagem (interpretada por Sabrina Impacciatore, da segunda temporada de “The White Lotus”) tenta sabotar os planos do novo chefe para se mostrar necessária.

“Ela faz isso para sobreviver, se ela não fizer isso, vai perder tudo, sabe?”, conta a atriz. “Pensei em fazê-la a partir desse lugar de necessidade, do ‘ou sou eu ou é você’, então ela está constantemente em guerra. E ela tem que se proteger. E vê inimigos em todos os lugares. E tem que usar todas as armas possíveis.”

Apesar da boa vontade para justificar as ações da personagem, ela sabe que trata-se de uma mulher ardilosa em muitos momentos. “Não quero aprender nada com a Esmeralda”, brinca. “Estou realmente tentando porque, às vezes, quando você interpreta um personagem por alguns meses, é como se outra janela se abrisse na sua mente. E há tantas pessoas lá dentro que você fica tipo: ‘Meu Deus, eu também poderia ser como ela’. É muito assustador.”

Criada por Greg Daniels, o mesmo da versão americana de “The Office”, em parceria com Michael Koman (ex-roteirista do Saturday Night Live e do Late Night with Conan O’Brien), a série saiu do papel porque eles acharam que este era o momento certo para voltar ao mockumentary (que mostra uma ficção em formato de documentário). O estilo foi repetido à exaustão após o sucesso da série, que ficou no ar de 2005 a 2013 -a versão britânica, na qual se inspirou, teve duas temporadas entre 2001 e 2003.

“Sempre fui muito relutante em diluir o programa enquanto ele ainda estava no ar”, comenta Daniels. “Não queria fazer proliferar outras versões dele e roubar as ideias, o elenco ou qualquer outra coisa de ‘The Office’. Mas agora já faz bastante tempo que saiu do ar. E eu realmente acho que os fãs do programa apreciariam ver mais coisa com aquele tom”, afirma ele, destacando que o elenco do original foi consultado e não se opôs -o único que tem papel fixo na nova série é Oscar Nuñez, que volta a dar vida ao contador Oscar Martinez.

Apesar de fazer rir com elementos como checagem de fatos ou as dificuldades de manter uma operação onerosa como a de um jornal impresso nos dias de hoje, os criadores deixam claro que o objetivo não é fazer um retrato preciso da atividade. “Muitos dos problemas reais e importantes que o jornalismo está vivenciando são avançados demais se comparados ao que a maioria dos personagens está lidando”, afirma Korman. “Acho que eles estão apenas tentando entender o que significa ser um jornalista.”

Mesmo assim, eles esperam que a série contribua de alguma forma com a profissão. “Temos esperança de que isso talvez inspire uma renovação ou algo do tipo, mas, mesmo que não tenha efeito algum no jornalismo, é bom inspirar emoções no espectador de um programa de TV”, diz Daniels.

THE PAPER

Quando Estreia 18/9 na HBO Max (dois novos episódios a cada quinta-feira)

Elenco Domhnall Gleeson, Sabrina Impacciatore, Chelsea Frei, Melvin Gregg, Gbemisola Ikumelo, Alex Edelman, Ramona Young, Tim Key e Oscar Nuñez, entre outros