SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Curso Objetivo Vestibulares promove no próximo sábado (20), das 14h às 19h, o tradicional simulado Fuvestão. A prova gratuita, aberta a alunos e não alunos da instituição, poderá ser feita em unidades do Objetivo. As inscrições vão até esta quinta-feira (18) pelo site do curso (https://curso-objetivo.br/matriculas/concursos/login-por-cpf) ou presencialmente.

O exame replica a 1ª fase da Fuvest, com 90 questões de múltipla escolha, e é aplicado em larga escala. A coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Lúcia Antunes, afirma que a amplitude é fundamental para aproximar os estudantes do ambiente real do vestibular. “Quanto mais participantes eu tiver no simulado, melhor. Vou me aproximar mais da realidade, que é muito competitiva”, diz.

Além de avaliar conhecimentos, o Fuvestão serve como treino para administrar o tempo e lidar com a pressão típica dos processos seletivos.

Criado em 1966 por João Carlos Di Genio, fundador do Objetivo, o simulado sempre foi aberto a estudantes de diferentes escolas. Para Antunes, essa característica o torna “democrático” e fiel à proposta original de apoiar todos os candidatos.

O exame acompanha as mudanças dos vestibulares, que deixaram de aplicar testes isolados por disciplina e passaram a cobrar questões contextualizadas e interdisciplinares. “Hoje são perguntas inovadoras e atuais. Não vale a pena usar provas de 30 anos atrás, porque mudaram tanto o contexto quanto a forma de perguntar”, diz Antunes.

Após a aplicação, os participantes têm acesso à resolução das questões pela internet e a um serviço de apoio com ex-alunos, que orientam a refazer perguntas que erraram. A recomendação é analisar as falhas e entender o raciocínio exigido para não repeti-las em exames oficiais.