SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro está realizando na manhã desta quarta-feira (17) uma operação para conter a expansão do CV (Comando Vermelho) na zona oeste da capital.
Agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nas comunidades do Catiri e da Vila Kennedy. Até a publicação deste texto, 23 suspeitos foram presos e um menor foi apreendido, informou a polícia fluminense, em nota.
Fase da Operação Contenção mira expansão territorial do CV. Conforme a PC-RJ, as investigações mostraram que os líderes do tráfico no Complexo da Penha em especial Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, e seu principal aliado, Carlos Costa Neves, o “Gadernal” coordenam a atuação de células armadas para ganhar influência em novos territórios.
Facção age com violência, pratica “homicídios e graves violações à ordem pública”. Segundo as investigações, os criminosos impõem toques de recolher, expulsam moradores de casa e instalam barricadas para dificultar a entrada das forças policiais nas comunidades.
CV usa drones. Os equipamentos são utilizados para monitorar policiais e guiar ataques contra rivais e agentes públicos, disse a PC-RJ.
Em todas suas fases, a Operação Contenção já prendeu mais de 50 suspeitos e sete morreram em confrontos. De acordo com os investigadores, o principal objetivo da operação é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional do CV.