SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de a chuva retornar à capital paulista nesta terça-feira (16), mesmo que em pequeno volume e isolada, o tempo volta a ficar seco nesta quarta (17), mas com temperaturas amenas.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de São Paulo deve acordar com poucas nuvens e temperatura mínima de 15°C. À tarde, o sol deve prevalecer, mas a máxima não deve passar dos 24°C.
Já o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo e a Climatempo indicam pequena variação nas temperaturas. O órgão municipal destaca que os termômetros devem chegar a 16°C na madrugada, enquanto a máxima ficará na casa dos 24°C. E a Climatempo informa que o ápice de calor deve ser entre 14h e 15h, podendo chegar a 26°C.
O comum nos três institutos de meteorologia é a previsão de que não deve chover na região metropolitana nesta quarta.
Nesta terça, o Inmet registrou a mínima de 16,9°C às 6h da manhã e a máxima de 25,2°C ao meio-dia. Até 22h30, o instituto havia registrado apenas 0,2 mm de chuva na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, onde é feita a medição oficial da cidade.
No entanto, o CGE municipal, que possui 33 estações espalhadas pelo município, registrou a média de 1,5 mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 2,2% dos 66,7 mm esperados para o mês de setembro.
Se na faixa leste do estado temos a frente fria avançando e provocando chuva de fraca a moderada intensidade, do centro para o oeste a ausência de chuva e a massa de ar seco continuam deixando o clima favorável aos incêndios florestais.
Assim como nos últimos dias, as equipes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros continuam lutando contra focos de incêndios nessas regiões. Esta terça, por exemplo, terminou com quatro focos ativos, nos municípios de Brotas, Timburi, Echaporã e Cruzeiro. Neste último, as equipes estão combatendo as chamas há sete dias.
Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).
Na Baixada Santista, o tempo permanece instável, com pancadas de chuva isoladas, mínimas de 12°C e máximas de 24°C. O litoral norte e o Vale do Ribeira também podem registrar pancadas de chuva, com temperaturas variando de 12°C a 25°C no primeiro e de 15°C a 25°C no segundo.
Na Serra da Mantiqueira, o Inmet prevê que o tempo deve permanecer seco, com mínimas de 10°C e máximas de 24°C. O Vale do Paraíba terá mínimas de 9°C e máximas de 29°C. Em Campinas, a previsão é de poucas nuvens, com variação de 12°C a 31°C. E em Sorocaba, o clima fica igual, entre 13°C e 29°C.
Já no oeste e norte do estado, as temperaturas seguem ainda mais elevadas. Em Presidente Prudente, as máximas podem chegar a 36°C, com chance de chuva isolada à noite. Em Marília, a variação deve ser de 13°C a 35°C, também com chuva à noite.
Em Bauru, os termômetros devem anotar mínima de 14°C e máxima de 32°C; em Araraquara, de 14°C a 34°C; em Araçatuba, de 17°C a 37°C; em São José do Rio Preto, de 17°C a 36°C; em Franca, de 19°C a 33°C; em Barretos, de 18°C a 36°C, com chuva à noite; e em Ribeirão Preto, de 16°C a 35°C.
Nessas regiões a umidade relativa do ar deve ficar na casa dos 20%, um clima quase desértico. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), taxas abaixo de 60% já são prejudiciais à saúde humana.