SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os carros usados na emboscada que matou o ex-delegado-geral Ruy Fontes rondavam a Prefeitura de Praia Grande, na Baixada Santista, há pelo menos dois meses.

Os veículos, um Toytota Hilux e um Jeep Renegade, foram flagrados por imagens captadas por câmeras de segurança municipais analisadas pelas equipes de investigação.

As placas adulteradas dos veículos também foram identificadas por radares e câmeras de trânsito do município no mesmo período.

O ex-delegado-geral saía da prefeitura, onde atuava como secretário de Administração, quando foi atingido por tiros de fuzil. Ele morreu no local.

O carro que dirigia ao lado da mulher foi atingido pelos disparos antes de capotar ao tentar fugir e bater em um ônibus. A perseguição ainda deixou duas pessoas feridas. Um homem e uma mulher deram entrada em hospitais da cidade com ferimentos causados por tiros. De acordo com o registro policial, eles disseram que estavam na frente da casa de familiares quando foram atingidos pelos disparos. O estado de saúde deles não foi informado.

Aposentado desde 2023, Ferraz não tinha mais direito a escolta armada do Estado, mas dirigia um veículo blindado. No momento do ataque, porém, ele estava em um carro comum.

Pessoas próximas contam que ele usava o blindado apenas quando ia para São Paulo.

Segundo o boletim de ocorrência do caso, tiros foram disparados antes do ataque fatal, que ocorreu no encontro entre a avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas e a rua 1º de Janeiro, após ele bater o carro em dois ônibus enquanto tentava escapar dos criminosos. O veículo foi atingido por 29 disparos.

Segundo agentes da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, vestígios de pólvora foram localizados próximo a Secretaria da Educação do município.

O Toytota Hilux, que aparece nas imagens transportando suspeitos com armas, foi encontrado pegando fogo a cerca de dois quilômetros do assassinato. Agentes da GCM encontraram o Jeep Renegade abandonado em outro ponto, também à mesma distância. Perto dele havia um carregador de fuzil e um de pistola e munição deflagrada.

Segundo o registro, os dois carros haviam sido roubados na capital paulista.