SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP Ruy Ferraz Fontes foi alvo de disparos logo que saiu da prefeitura de Praia Grande, mostram imagens captadas por câmeras de segurança.
Ele foi morto a tiros de fuzil após bater em dois ônibus e ser atingido por tiros dos criminosos que o perseguiam.
Um novo vídeo mostra que os criminosos aguardaram na rua pelo momento em que Ruy Fontes passaria por ali. O policial civil aposentado era secretário de Administração na prefeitura da cidade da Baixada Santista desde janeiro de 2023.
Ele passou pela rua Arnaldo Vitulli por volta das 18h16, momento em que os suspeitos começam a disparar. O policial, então, acelera e faz a curva para a rua 1º de Janeiro, sendo seguido pelos criminosos, que começam a perseguição e continuam atirando.
Segundo agentes da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, vestígios de pólvora foram localizados perto da Secretaria da Educação do município. O portão da sede da pasta foi atingido por oito tiros.
Ruy Fontes seguiu até o fim da rua e bateu em dois ônibus no cruzamento com a avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas. O carro dele capotou, os criminosos desceram da Hilux e fizeram mais disparos.
O veículo do delegado aposentado foi atingido por 29 tiros.
A perseguição ainda deixou duas pessoas feridas. Um homem e uma mulher deram entrada em hospitais da cidade com ferimentos causados por tiros. De acordo com o registro policial, eles disseram que estavam na frente da casa de familiares quando foram atingidos pelos disparos. O estado de saúde deles não foi informado.
Ao menos dois veículos foram usados no crime. Um Toytota Hilux, que aparece nas imagens transportando suspeitos com armas, foi encontrado pegando fogo a cerca de dois quilômetros do assassinato. Agentes da GCM encontraram um Jeep Renegade abandonado em outro ponto, também à mesma distância. Perto dele havia um carregador de fuzil e um de pistola e munição deflagrada.
Segundo o registro, os dois carros haviam sido roubados na capital paulista meses antes.
VÍDEOS MOSTRAM ATAQUE
1) Carro dos assassinos para em uma rua perto da Prefeitura de Praia Grande e, quando veículo do ex-delegado-geral de SP Ruy Ferraz Fontes passa, eles disparam
2) Ruy Ferraz foge em alta velocidade, mas bate em dois ônibus. Bandidos saem do carro e atiram contra o ex-delegado
3) Vídeo feito por motoristas mostra desespero de quem passava pelo local durante o assassinato