SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Robert Redford, um dos grandes nomes do cinema americano, morto nesta terça-feira aos 89 anos, fez seu último trabalho como ator na série “Dark Winds”. Ele gravou uma cena ao lado de George R.R. Martin, escritor da saga de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que inspirou a série “Game of Thrones”, da HBO.

Na cena, de cerca de 30 segundos, os dois encenam uma partida de xadrez. O momento faz parte da terceira temporada da série, exibida pelo canal AMC nos Estados Unidos em março. A obra chega ao Brasil pela Netflix neste dia 30, mas a plataforma não confirmou quais temporadas vai disponibilizar até a publicação deste texto.

Redford pegou o público de surpresa com a participação, dado que havia anunciado que se aposentaria após o filme “The Old Man and the Gun”, de 2018.

A morte dele foi confirmada por Cindi Berger, diretora da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK, que trabalhou com Redford ao longo de sua carreira. Ela não informou o motivo da morte.

Como cineasta, Redford ficou conhecido por dirigir o drama vencedor do Oscar de melhor filme “Gente como a Gente”, de 1980, pelo qual ganhou a estatueta de melhor diretor. Seus principais trabalhos como ator foram em “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, que deu a ele projeção internacional, e “Golpe de Mestre”, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar.