SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Robert Redford, morto nesta terça-feira (16), aos 89 anos, marcou o cinema com personagens emblemáticos.

Como ator, trabalhou no filme de faroeste “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, de 1969, que marcou um ponto de virada na sua carreira, dando a ele projeção internacional. Quatro anos depois, fez “Golpe de Mestre”, pelo qual recebeu indicação ao Oscar de melhor ator pelo papel de um jovem golpista. É considerado um clássico dos filmes de crime.

Além de ator, ele teve um trabalho importante como diretor. Redford dirigiu o drama vencedor do Oscar de melhor filme “Gente como a Gente”, de 1980. Pelo longa, ganhou também a estatueta de melhor diretor. Veja abaixo os principais trabalhos do artista.

*

BUTCH CASSIDY (1969)

O filme de George Roy Hill teve sete indicações ao Oscar e levou quatro prêmios. Na produção, Redford dá vida a The Sundance Kid, que lidera um grupo de bandidos ao lado de Butch Cassidy , personagem de Paul Newman. Após um roubo que dá errado, os dois passam a ser perseguidos por um grupo de pistoleiros.

GOLPE DE MESTRE (1973)

Este longa, também dirigido por George Roy Hill, conta a história de dois ladrões que aplicam um golpe em um chefão do crime. Desta vez Redford foi indicado ao Oscar de melhor ator, mas perdeu a estatueta. O longo, porém, ganhou um troféu de melhor filme e outros seis prêmios.

TRÊS DIAS DO CONDOR (1975)

Redford dá vida a um funcionário da CIA que encontra todos os seus colegas de trabalho mortos. Depois disso, ele passa a fugir de pessoas que também querem matá-lo.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)

Considerado um dos melhores longas sobre jornalismo, a produção narra a exaustiva e tensa investigação do caso Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon. Redford interpreta Bob Woodward, repórter do The Washington Post que estava à frente do caso ao lado de Carl Bernstein (Dustin Hoffman).

ÍNTIMO E PESSOAL (1996)

Vinte anos depois de “Todos os Homens do Presidente”, Redford encarnou um jornalista de TV mais experiente que se apaixonava pela pupila interpretada por Michelle Pfeiffer. A trilha sonora do casal era “Because You Loved Me”, executada por Celine Dion.

ATÉ O FIM (2013)

Na trama, o veleiro do personagem de Redford sofre um acidente que o deixa à deriva para enfrentar uma tempestade com poucos recursos. Seu personagem, que não contracena com ninguém, fala duas ou três frases durante todo o longa.