SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais de 3.000 drones cruzaram o céu da Cidade do Vaticano na noite do último sábado (13). O motivo foi a consagração de um evento inédito: o primeiro show da história da cidade-estado.
Sob o título “Grace for the World” -Graça do Mundo, em tradução livre-, o concerto aconteceu na praça de São Pedro e reuniu Pharrell Williams e Andrea Bocelli como diretores da apresentação, que celebrou o Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana e o Jubileu do Vaticano de 2025.
Organizado pela Fundação Fratelli Tutti -Todos Irmãos, em tradução livre-, o evento reuniu vencedores do prêmio Nobel, intelectuais e representantes de diferentes países para uma programação de mesas temáticas, em vários locais de Roma, e propôs debates sobre assuntos como sustentabilidade, arte, economia, educação, inteligência artificial e outros temas, ancorados pelo princípio do título.
Segundo o Vaticano, a ideia foi celebrar “a força da fraternidade” e lançar ao mundo inteiro um “abraço simbólico e um renovado compromisso com a proteção da Criação”.
Sob comando do músico americano e do tenor italiano, o show reuniu astros globais como John Legend, Angélique Kidjo, Teddy Swims, Jennifer Hudson, BamBam, Jelly Rol, a dupla de rappers Clipse e a cantora colombiana Karol G. Eles estiveram acompanhados das vozes dos corais Voices of Fire e Diocese of Rome e de uma grande apresentação de luzes. Entre as apresentações, cardeais, clérigos e ativistas discursaram sobre a paz no mundo.
“Este é um raro momento cultural em que o mundo para e se conecta coletivamente. É uma mensagem de unidade e graça para toda a humanidade”, afirmou Williams, em uma nota enviada à imprensa.
“Através da música, vamos lançar uma forte luz sobre a humanidade diretamente do coração do cristianismo e da mais importante praça espiritual, levando ao mundo inteiro uma única mensagem de fraternidade de paz”, disse Bocelli na ocasião.
O evento musical contou ainda, em seu encerramento, com uma série de homenagens, projetadas no céu a partir dos drones. Houve uma reprodução do rosto de papa Francisco, morto no último mês de abril, e obras como “Pietá” e a “Criação de Adão”, de Michelangelo.
A organização contou com a participação da Nova Sky Stories, empresa de propriedade de Kimbal Musk, irmão do empresário Elon Musk, e o evento foi transmitido ao vivo em diferentes plataformas. No Brasil, a gravação do show está disponível na plataforma de streaming Disney+.