SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu no último sábado (13) a chef churrasqueira Clarice Chwartzmann, de 60 anos. Ela estava internada em um hospital em São Paulo desde a última terça-feira após ter sofrido um infarto, segundo familiares.
Clarice, que formou mais de 5.000 mil mulheres em seu projeto educacional A Churrasqueira, deixa três irmãs, Lilian, Flavia e Luciana.
Natural de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, Clarice passou a dedicar-se ao churrasco em 2014, dando um tempo à comunicação -antes, formou-se em jornalismo e atuou também como publicitária. À frente do fogo é que ficou conhecida nacionalmente. Era ali que gostava de estar.
O churrasco a levou ao júri do quadro “É De Casa na Brasa”, transmitido no programa “É De Casa”, da Globo. No mesmo grupo, foi jurada do “Cozinheiros em Ação”, do GNT. Atualmente, escrevia para o diário Zero Hora, de Porto Alegre.
“Ela dominava o fogo como ninguém”, diz Paula Labaki, amiga da chef. “Era uma pessoa forte, mas, ao mesmo tempo, das mais doces e generosas que conheci. Muito agitada, inconformada, sempre em busca de algo novo, sempre se reinventando. Ela tinha sede de vida”, afirma.
Sempre que terminavam um evento, sentavam-se para uma “resenha”. Ali, ambas exaustas, falavam sobre a vida e, por óbvio, sobre churrasco. Embora essa atividade tenha confirmado uma identidade a Clarice, ela também gostava de música, cinema e teatro. Essas atividades compunham parte da programação das amigas Paula e Clarice.
Em nota, a AGCC (Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs) lamentou a morte da chef. “Clarice foi inspiração para inúmeras mulheres, mestra que transformou a forma de viver e celebrar o assado, deixando um legado marcado pela coragem, paixão e generosidade”, diz o texto.
Familiares e amigos lamentaram o falecimento nas redes sociais. “Ela preencheu todos os nossos dias com muita vida! Vai ser difícil sem ti, minha irmã”, publicou Luciana Chwartzmann.
O corpo de Clarice foi cremado no domingo (14), na zona leste de São Paulo. Uma cerimônia será realizada também em Porto Alegre, segundo a família.