SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (15) que o chair do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), Jerome Powell, promova um corte “maior” nas taxas de juros de referência e apontou para o mercado imobiliário em uma publicação na mídia social antes da reunião do banco central dos Estados Unidos nesta semana.

“‘Tarde demais’ (em referência a Powell) deve cortar as taxas de juros, agora, e mais do que ele tinha em mente. O setor imobiliário vai disparar!!!”, escreveu Trump na Truth Social.

O Fed decide nesta quarta-feira (17) sobre o nível da taxa de juros americana, atualmente entre 4,25% e 4,50% ao ano. A expectativa majoritária do mercado é de um corte de 0,25 ponto percentual.

No mês passado, o chair do Fed, Jerome Powell, sinalizou um possível corte na taxa de juros na reunião do banco central dos EUA em 16 e 17 de setembro, mas evitou se comprometer.

Enquanto isso, o presidente dos EUA mantém sua pressão a autonomia do Fed, em busca de um maior controle sobre o banco central.

Trump anunciou a demissão da diretora do Fed Lisa Cook em agosto. Após dizer que o republicano não tinha autoridade para demiti-la, a diretora entrou com uma ação judicial contra Trump.

Lisa Cook, venceu a etapa inicial desta tentativa do presidente Donald Trump de demiti-la, com a Justiça do país bloqueando temporariamente a sua saída. Em resposta, o governo Trump recorreu a um tribunal de apelações dos EUA.

O caso, que deve acabar na Suprema Corte dos EUA, tem ramificações para a autonomia do Fed e capacidade do órgão de definir taxas de juros sem considerar os desejos particulares de governos.